FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Casa de Criadores
    Casa de Criadores
    POR Redação

    Ilustração de Karin Feller ©Divulgação

    A edição de Primavera/Verão 2013 da Casa de Criadores acontece nos dias 22 e 23 de junho no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, em São Paulo. O local escolhido para o evento, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, será palco da estreia das marcas Virgílio Couture, do mineiro Virgílio Andrade; Sta. Victoria, de Camila Panades; Helen Rödel, comandada pela designer de mesmo nome; Teodora e Anita, dos estilistas Isadora Zendron e Lucas Devitte, revelados no concurso Ponto Zero; e de Gilber Lopaka, vencedor do Fashion Mob 2011. Outra novidade é a participação especial de Jum Nakao, que apresenta em formato de desfile 22 looks criados por alunos do Senac Ceará, desenvolvidos durante um workshop do paulistano no Dragão Fashion, em Fortaleza, e componentes da coleção intitulada “A Hora do Brasil por Jum Nakao”.

    Croquis da marca Teodora e Anita, que estreia nesta edição na Casa de Criadores ©Divulgação

    Para a abertura do evento, que tem início a partir das 19h30 da sexta-feira (22.06), 10 formandos do Centro Universitário do Senac, integrantes do Bacharelado em Design de Moda e Habilitação em Modelagem, irão apresentar 50 looks inéditos, desenvolvidos sob supervisão de Alexandre Herchcovitch, diretor artístico do curso, e Márcio Banfi, professor e stylist. Já os graduandos em Habilitação em Modelagem irão expor aos convidados 22 modelagens construídas em tons de cru. Após os alunos do Senac, acontecem os desfiles de Weider Silveiro, Jacinto, Ronaldo Silvestre, Helen Rödel e Walério Araújo, grande atração da primeira noite de Casa de Criadores.

    Durante o segundo dia de evento, ocorrem os desfiles de Ale Brito, Juss, Gabriela Sakate, Jadson Raniere – responsável por parte das roupas que compuseram a apresentação da Make B., durante o último SPFW –, Luiz Leite, Arnaldo Ventura, Top Hat, Karin Feller, Rober Dognani, Danilo Costa, Sta. Victoria e, por último, Der Metropol. Há também ausências importantes no line-up do Verão 2013 da Casa de Criadores: Cynthia Hayashi e Sumemo. A marca de Alex “Poisé” Biondi, no entanto, já confirmou o retorno na próxima edição.

    Croquis de Virgílio Andrade, da Virgílio Couture ©Divulgação

    Com o objetivo de adiantar um pouco do que será apresentado pelas marcas estreantes, o FFW conversou com Virgílio Andrade, fundador da Virgílio Couture: “É a primeira coleção da marca, ela existe desde janeiro. Trabalho com tecidos de seda misturados a algodão. Fui assistente do Samuel Cirnansck durante três temporadas, e aprendi muito na marca, o que trouxe para meu projeto pessoal. A coleção de Verão 2013 se chama “Aparências” e foi inspirada na série chamada “Fotoformas”, do fotógrafo brasileiro Geraldo de Barros. A estamparia é inspirada na série “Monotipias”, da artista plástica Mira Schendel. Serão 11 looks no total”, contou o estilista. Já Camila Panades, da grife de beachwear Sta. Victoria, comentou: “Estamos com 36 looks. A inspiração da coleção é Barcelona, mais especificamente a obra de Antoni Gaudí, o modernismo artístico catalão e a Festa dos Reis, só que trabalhados de forma moderna. A estamparia é totalmente digital, e foi desenvolvida pela artista espanhola Maria Gomez Garcia”.

    Sta. Victoria ©Divulgação

    Outro destaque da 31ª edição da Casa de Criadores é o concurso “Homofobia Fora de Moda”, que, em parceria com órgãos do estado de São Paulo, selecionou 40 ilustrações enviadas por artistas plásticos de todo o Brasil que foram transformadas em camisetas, expostas entre os dias 22 e 23 de junho. Após esse período, as três melhores estampas serão escolhidas por formadores de opinião e profissionais de moda, como o estilista Dudu Bertholini e a apresentadora Jana Rosa. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro; já as camisetas irão compor uma exposição que circulará por diversas cidades do estado de São Paulo.

    O FFW estará presente nos dois dias de Casa de Criadores e fará a cobertura de todos os desfiles do evento.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!