FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Editores presentes no SPFW falam da relação entre moda e arquitetura
    Editores presentes no SPFW falam da relação entre moda e arquitetura
    POR Redação

    A arquitetura de Lina Bo Bardi serviu de locação e inspiração para o desfile da Maria Bonita, que aconteceu na manhã da segunda-feira (18/01) no SESC Pompéia. Na coleção, apareceram tecidos que simulavam concreto vazado, pontos de lã que pareciam asfalto, e até um vislumbre das cores do MASP – um dos projetos mais importantes da arquiteta modernista. Estilistas de várias gerações, como Yohji Yamamoto, Hussein Chalayan e o brasileiro Francisco Costa fazem parte de uma corrente da moda arquitetônica.

    O portal FFW foi atrás de quem entende dos dois assuntos para explicar essa delicada relação.

    nieAlcino Leite Neto, da Folha de S. Paulo “Balenciaga e Niemeyer, pela sensualidade das formas. O vestido de noiva de Cristobal Balenciaga [o fundador da marca], de 1967, pode ficar ao lado da cúpula do congresso. Existe uma grande semelhança”.

    oskRegina Martelli, editora de moda “Acho que Osklen nessa última coleção, e o Frank Lloyd Wright. Pelas formas, volumes, geometrias. Existe uma proximidade enorme na imagem”.

    isseyVânia Toledo, fotógrafa “Issey Miyake é a pessoa que melhor pensa a arquitetura no corpo da mulher. [O arquiteto] Martinez Flores trabalha de maneira semelhante”.

    calvingheryCarlote Sabas, da Vogue Paris “Tem certeza que essa é uma boa conexão? [risos]. Pode funcionar, em casos como a Calvin Klein, que tem feito coisas incríveis e com forte influência do arquiteto Frank Gehry. A liberdade da Commes Des Garçons é interessante, mas acredito que os estilistas, assim como os arquitetos, devem manter um senso prático para as seus trabalhos”.

    comme Paulo Martinez, editor de moda da MAG! “Oscar Niemeyer pela pureza das linhas. E a Commes Des Garçons pela liberdade total para trabalhar com as linhas”.

    Clipboard01Regina Guerreiro, editora de moda “De arquiteto, Jean Nouvel. Ele é clean, não tem pretensão e trabalha com linhas atemporais. O estilista Pedro Lourenço é quem trabalha melhor com arquitetura no Brasil – nos seus últimos trabalhos para a grife de sua mãe, Gloria Coelho, ele trouxe uma forte inspiração de Niemeyer”.

    lalaGloria Kalil, consultora de etiqueta “O Brasil sempre foi muito forte na arquitetura, era meio inevitável que a moda acabasse trazendo isso. A Gloria Coelho sempre se ligou na história da arquitetura, a Priscilla Darolt, que desfilou ontem, faz isso, mas com menos segurança. Até a Osklen deu uma guinada nessa direção. E foi um caminho certo”

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador