A Burberry anunciou nesta manhã que Riccardo Tisci, ex-Givenchy, será o novo diretor criativo no lugar de Christopher Bailey. Tisci começa no cargo dia 12 de março.
A escolha veio com a chegada do CEO Marco Gobbetti na Burberry – ele já havia trabalhado com Tisci na Givenchy. A notícia mexeu com as ações da empresa na Bolsa de Valores de Londres, que subiram de 5.2% logo após ser divulgada. “Tenho grande respeito pela herança britânica da Burberry e estou animado pelo potencial que essa marca excepcional tem”, diz Tisci.
Tisci irá dirigir todas as coleções e seu primeiro desfile acontece na temporada de Verão em setembro. “Riccardo é um dos estilistas mais talentosos dos nossos tempos. Seu trabalho é elegante e contemporâneo e sua habilidade em misturar alta moda com streetwear é muito relevante para o consumidor de hoje”, diz Gobbetti.
Quem sabe Tisci emplemente as mudanças que Burberry busca: de querer estar mais em evidência para um público jovem, se firmar ainda mais no segmento de luxo e ter uma presença maior nos acessórios.
Um post no Twitter de Matthew Schneier mostrou com humor a estranheza com a qual o mercado recebeu essa notícia:
Ainda assim, a novidade agradou varejistas. “Adoramos a ideia, somos grandes fãs de Riccardo e achamos que ele é um dos estilistas mais criativos trabalhando hoje”, diz Jim Gold, presidente da Neiman Marcus. “A combinação inesperada de trazer Tisci para a Burberry será muito bem recebida por nossos clientes. Ele irá injetar novidade e criatividade aos produtos da marca, criando ainda mais demanda pela Burberry”.
Internamente, acionistas pediam uma movimentação rápida por parte de Gobbetti, para que ele indicasse logo alguém para o lugar de Bailey. “A nomeação poderia desencadear ânimo e apoio para as ações”, diz Luca Solca, do Exane BNP Paribas. O fato das ações subirem logo após a indicação do Tisci mostra um ótimo começo. Agora é aguentar a curiosidade até setembro, quando ele mostrará seu primeiro desfile.