FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Nós amamos beleza de um jeito estranho”, e mais sobre a Rodarte
    “Nós amamos beleza de um jeito estranho”, e mais sobre a Rodarte
    POR Redação

    rodarte_abreBackstage da Rodarte, na temporada de Verão 2011 ©Reprodução

    As irmãs Mulleavy, cabeças por trás da marca Rodarte, estão no mundo da moda desde 2005, mas o pouco tempo não significa nada perto do burburinho que essas duas causam. Se a semana de moda fosse o ensino médio, poderíamos dizer que a Rodarte é a “outsider”, estranha para a maioria, encantadora para alguns, mas nunca comum, embora tivesse todos os motivos para ser.

    Kate e Laura Mulleavy são de Pasadena, Califórnia, e vivem lá desde sempre – com uma pausa de dois anos, em que moraram no Alabama – mas as criações da Rodarte, e as próprias irmãs, não são o que se espera dos ‘produtos’ da Califórnia. “Nós vamos um lado diferente da Califórnia”, contou Kate ao jornal The Independent.

    2Inverno 2011 da Rodarte ©Reprodução

    O estado, além de ser constante contraponto ao que a Rodarte produz, é também essencial para entender a história da marca, já que as irmãs ainda vivem em Pasadena, na casa de seus pais, e o estúdio da marca fica na mesma cidade. Antes do estúdio existir, em 2004, a primeira coleção da marca foi exposta na sala da família, com um capital levantado graças aos trabalhos de Laura como garçonete e a venda de uma premiada coleção de discos de Kate. Após esse capítulo, as irmãs conquistaram um espaço no calendário da semana de moda de Nova York e uma entrevista com a temida Anna Wintour, e algum tempo depois, inúmeros prêmios, entre eles o de “Designer do Ano”, do CFDA, em 2009.

    As coleções da Rodarte sempre possuem uma ligação com o ensolarado estado, mas como sempre, com o olhar díspar das Mulleavy. Afinal, apesar de a Califórnia ser um estado cheio de sol, praia e biquínis, o design da Rodarte costuma ser um tanto quanto obscuro. O fato da marca sempre explorar a identidade não óbvia de qualquer que seja a inspiração é um dos motivos do sucesso – e do bafafá. Outra coisa importante de notar é que Nova York não está distante apenas fisicamente, mas também de forma ideológica. Elas não querem reinventar a forma como as pessoas se vestem, ou criar um vestido de noite “tem que ter”. Ao surgirem, a imprensa de moda americana apelidou a marca de “Rod-Arte”, e o termo não poderia ser melhor.

    rodarte_celeb_imagem3Fãs da marca no tapete vermelho: Reese Witherspoon, Keira Knightley e Natalie Portman ©Reprodução

    Formadas pela Universidade de Berkeley, Kate em História da Arte e Laura em Literatura, afirmam sem rodeios que trabalham a moda muito mais como arte do que consumo. “Você não pode negar o jeito que você trabalha. Eu acho que nossas tendências são mais artísticas do que qualquer coisa”, contou Laura ao jornal. Kate completa, “Se você é um artista e você faz um vestido, a ideia por trás é fazer disso arte. Não é necessariamente apenas o meio”. A própria forma como planejam as coleções não são exatamente de estilistas, mas de artistas. “Quando discutimos nossas ideias sobre uma coleção – se não falássemos que é uma coleção de moda, as pessoas poderiam pensar que estávamos contando uma história ou fazendo um filme, ou algo assim. É um diálogo interessante”, contou Kate, que acrescentou, “Nós nunca aprendemos como montar uma coleção. Nós nem conhecíamos as estações, realmente. Não sabíamos que tínhamos que fazer casacos no inverno!”. “Eu gosto de contar histórias. Para mim, moda é uma maneira de contar histórias que são visuais, do mesmo jeito que cinema”, explica Laura.

    rodarte1_imagem4Verão 2011 ©Reprodução

    Uma prova do lado artístico da marca foi a parceria com a Pitti Immagine, feira italiana de arte. As irmãs criaram vestidos especiais para o evento, e em vez deles irem direto para as araras de uma luxuosa loja de departamentos, acabaram sendo incorporados à coleção permanente do Museu de Arte de Los Angeles. “Isso é ótimo – eu acho que você pode fazer ambos”, disse Laura a respeito de produzir algo comercial ou artístico, mas pondera, “Eu sinto que você tem que estar ciente das restrições comerciais. Você não pode executar seu próprio negócio e ter sucesso se você não está lidando com o aspecto dos negócios”, disse Laura.

    rodarte_celeb_imagem5Kate Bosworth, Emma Watson e Kirsten Dunst de curtinhos das irmãs Mulleavy ©Reprodução

    Uma grande preocupação, especialmente dos compradores, quando se trata dos designs da Rodarte, é a “usabilidade” da roupa. “Há coisas que as lojas precisam, há coisas que os clientes querem ver, e há coisas que nós queremos fazer”, explica Laura. “No melhor cenário tudo isso está sobreposto. Acho que você está lá para desafiar as pessoas”, completa Kate, que continua, “Eu não me importo quão usável isso é, isso pode ser a coisa mais usável do mundo, mas as pessoas estarão mais interessadas apenas se você as desafiá-las um pouco”. “Nós amamos beleza de um jeito estranho”, finalizam as irmãs Mulleavy, sintetizando a essência da Rodarte.

    6Com vocês, Kate Mulleavy (de franja) e Laura Mulleavy ©Reprodução

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar