Estudantes em um encontro nos EUA, com seus amados Macs ©Reprodução
Os adolescentes hoje respondem por 17,5% da população mundial e gastam anualmente mais de US$ 950 bi, fazendo deles os consumidores do futuro mais importantes para os marqueteiros.
Uma pesquisa recente divulgada pela fundação espanhola Creafutur, com o nome de Teens 2010, olhou para os hábitos e estilos de vida desse mercado em oito países e fez um estudo sobre como esse perfil de consumidor vai se comportar em dez anos. A pesquisa foi publicada pelo portal WGSN e a gente mostra os highlights para você aqui.
HÁBITOS DE CONSUMO
©Reprodução
Tendências atuais dizem que os adolescentes de hoje serão conhecidos como “teens” até seus 35 anos, já que o custo de se viver sozinho ficará cada vez mais alto. O aumento do consumo faz o preço da energia subir, o que vai impactar as despesas do dia-a-dia, forçando os adolescentes de hoje a continuar morando com seus pais em 2020. Os salários serão mais baixos e os jovens adultos do futuro terão que priorizar produtos menores, mais práticos e acessíveis.
– Os adolescentes continuarão a influenciar as decisões de compras em comida, roupas e produtos de higiene pessoal
– Hoje eles gastam seu dinheiro em roupas (26 euros/mês), comida (24 eu/mês) e tecnologia (20 eu/mês). Os jovens adultos de países industrializados irão privilegiar roupas e tecnologia em 2020
– Já os jovens de países emergentes vão preferir gastar em transporte, casa, saúde e educação
– Adolescentes hoje preferem produtos de grife: 75% dos jovens chineses, 69% dos brasileiros e 61% dos mexicanos disseram que sempre compram produtos de marcas famosas
– Em comparação, atualmente, “apenas” 43% dos adolescentes franceses e 33% dos espanhóis gastam com grifes famosas
– Em 2020, os jovens adultos irão focar mais no preço do que na marca, mas os adolescentes do México e do Brasil, por exemplo, irão manter suas “atitudes inspiracionais”
– Os jovens em 2020 só vão sentir responsabilidade em relação ao meio-ambiente quando se sentirem responsáveis por outras áreas de sua vida, apesar de que o aumento contínuo do preço da energia e da água significa que eles precisarão de uma mudança de atitude em relação a um consumo mais sustentável
– 76% dos adolescentes dizem que usarão a internet para comprar coisas
– Além do cartão de crédito, as tendências indicam que haverá uma ferramenta “mobile” que irá oferecer serviços que substituirão o dinheiro, de forma segura
– Espera-se que a atual falta de confiança para compras online estará resolvida até 2020, com um crescimento grande na área do e-commerce
CONSUMO DE MÍDIA
©Reprodução
Hoje, os adolescentes estão conectados com a mídia mais do que nunca através de diversas plataformas, incluindo internet, televisão, celular e vídeo. Isso só deve aumentar, com 50 bilhões de aparelhos multiuso interconectados em todo o mundo
– A demanda para dispositivos multifuncionais com acesso a informação, como o iPad, será maior ainda no futuro. Hoje, os usuários de iPhone já usam seus celulares por 20 minutos a mais por dia do que os donos de outro tipo de celular
– Poucos adolescentes lêem veículos impressos. Eles se informam através da internet. A mídia impressa será cada vez mais associada a momentos de reflexão e relaxamento
– O fenômeno que se desenvolve hoje de poder acessar várias mídias em um único aparelho com apenas um clique vai se expandir, mas os hábitos mais tradicionais de consumo de mídia vão sobreviver. Em 2020, os jovens ainda escutarão rádio em seus carros, assistirão à TV enquanto relaxam no sofá e lerão o jornal enquanto descansam no jardim
– Os jovens preferem a qualidade oferecida pela tela de TV do que a tela de seus computadores ou telefones, mas a demanda para um tipo de visualização mais personalizado estará cada vez mais onipresente
– É importante para o futuro que se desenvolva um dispositivo versátil, simples e barato que permita que os jovens customizem seu conteúdo de acordo com seus próprios interesses
– 50 bilhões de aparelhos multiuso interconectados ao redor do mundo permitirão que os jovens tenham total mobilidade e conectividade
CONEXÕES
©Reprodução
Enquanto os adolescentes tornam-se mais dependentes da internet, o tempo que eles passam online é cada vez maior. Atualmente, seu tempo livre é praticamente tecnológico: eles vivem imersos em novas tecnologias que oferecem a eles novas formas de socialização.
– 68% dos adolescentes do mundo hoje usam os sites de relacionamento e a internet como sua via de acesso para música, novidades, notícias, vídeos e games
– Ao se transformarem em jovens adultos, eles irão passar ainda mais tempo online, aumentando a demanda por energia em 50% e subindo o preço da eletricidade
– Os jovens irão passar mais tempo socializando online para cortar os gastos de encontrar os amigos
– 83% usarão a internet para se comunicar via e-mail, 81% para estudar, 75% para procurar novidades e 73% para buscar trabalho
– Em comparação com os adolescentes de hoje, passarão menos tempo enviando mensagens instantâneas e brincando com jogos de internet