Desde que estreou, Euphoria tem causado ondas por diversos motivos. A série da HBO retrata um grupo de jovens da periferia da Califórnia, enquanto eles experimentam com sexo, drogas, amizades e relacionamentos profundos. Diretores como Xavier Dolan foi pro Instagram nesta semana elogiar publicamente o seriado.
Um dos pontos fundamentais do sucesso de Euphoria é o figurino criado pela stylist Heidi Bivens, que já trabalhou para revistas como i-D e Purple, e também assinou o figurino de filmes como “Spring Breakers”, de Harmony Korine. Há nas roupas usadas pelos personagens uma sensação de normalidade que nos permite relacionar com eles de uma forma mais direta e não aspiracional. O figurino é o mais comum possível, uma reprodução autêntica de como se veste a geração Z, levando em conta estilos e personalidades diferentes.
Para criar o figurino, Heidi foi do brechó ao luxo, do underground da internet a marcas cult, de EBay e Etsy a lojas como Reformation e, claro, nas redes sociais.”No Instagram eu consegui achar muita coisa que não acharia entrando em uma loja ou comprando online. E foi ótimo porque pude usar a série também como uma plataforma para novos designers”, conta a i-D. “Tive muita experiência positiva com as mídias sociais nesse seriado em particular, principalmente porque é uma parte tão importante da vida dos adolescentes hoje em dia”.
A personagem principal, Rue (Zendaya), veste por exemplo Gosha Rubchinskiy (a camiseta de UFO usada no primeiro episódio que e é um aceno para sua sensação de outsider naquele momento), acompanhada de um All Star que pertence à própria atriz. Seu moletom beringela é uma das peças mais icônicas do figurino a ponto da HBO passar a vende-la nos EUA por US$ 44. “Essa é a sua ‘hero piece’, como se fosse sua mantinha de bebê, uma rede de proteção”, descreve a stylist. O streetwear também aparece pesado, representado por marcas como Stüssy, Aries Arise e, claro, um monte de Supreme.
Já há perfis no Twitter e no Instagram dedicados à série e que não dão sinal de descanso mesmo com o fim da primeira temporada, que agora pode ser vista on demand. Sites como Worn on TV já têm praticamente os créditos de todos os looks das personagens.
Jules (Hunter Schafer) se destaca por seu estilo mais lúdico e ousado, primeiramente inspirado no anime (sem spoilers, ela passa por uma transformação ao longo da história que se reflete na maneira como se veste). No início, ela usa muitos tons de rosa, sempre tem um tom de algodão doce suavemente combinando com sua pele branca e cabelos loiros rosados. Muitas das peças que Jules usa são da marca Eckhaus Latta, mas seu top escrito Girls é de Alexander Wang e o vestido rosa no episódio 4 é da coleção de Resort 2019 de Stella McCartney. E seus makes criados por Doniella Davy não ficam atrás – são sempre coordenados com o look.
Hunter é uma jovem trans que já desfilou para marcas como Dior, Mary Katrantzou, Rick Owens e Erdem e faz sua (ótima) estreia como atriz em Euphoria.
Há umas sacadas também, como o conjunto Louis Vuitton fake usado por Maddie (Alexa Demie). Nesse específico, a figurinista se inspirou em Billie Eilish e como ela também adora usar fake LV. Maddie também usa um outro conjunto que poderia ser Chanel, mas não é. Um de seus looks que fizeram mais sucesso foi o set de bustiê jeans e calça com margaridas aplicadas da marca Miaou.
Já Kat (Barbie Ferreira) é quem passa pela maior transformação. Se no início ela usa muito peças com estilo vintage e um óculos de grau que a colocaria direto numa campanha da Gucci, ao longo da história ela vai ficando mais confortável consigo mesma e explorando sua sexualidade. O que imediatamente se reflete no seu estilo.
“Eu estava olhando para adolescentes reais”, diz Heidi Bivens. “Ia para a porta das escolas de ensino médio e ficava do lado de fora observando adolescentes quando eles saíam, só para ver o que realmente estava acontecendo: como eles se vestem, como eles têm acesso a roupas e onde compram”, explica. E esse é um dos trunfos da série: a habilidade de Bivens em conceber um guarda-roupa que reflete autenticamente a maneira como os adolescentes urbanos se vestem hoje.