FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Expoente da arte de rua, Nina Pandolfo conta detalhes de seu livro ao FFW
    Expoente da arte de rua, Nina Pandolfo conta detalhes de seu livro ao FFW
    POR Redação

    nina©Divulgação

    Nina Pandolfo é grafiteira e artista plástica (ou nenhum dos dois, não costuma gostar de rótulos) e acaba de dar mais um passo em sua carreira. Na última segunda-feira (03.10), ela lançou um livro chamado “Nina”, que conta por meio de textos e fotos a sua história pessoal e a trajetória profissional.

    O livro foi publicado pela jovem Editora Master Books, da apresentadora de TV Eliana. “Eu não costumo traçar planos, o livro aconteceu de um jeito muito natural. Conheci a Eliana em uma edição do SP-Arte e ela me contou que era fã do meu trabalho e perguntou se eu não pensava em publicar um livro. Topei na hora”, lembra Nina em entrevista ao FFW.

    12©Reprodução

    Segundo a artista, o projeto demorou para tomar forma porque ela “estava acompanhando várias exposições no exterior”. Foi no fim de 2010 que Nina parou para se dedicar totalmente ao projeto. “Queria que o livro tivesse a minha cara, então participei de todas etapas, inclusive fiz a diagramação com a ajuda de uma designer, acompanhei o tratamento das imagens e a impressão”, afirma. O resultado? Mais de duzentas páginas com imagens (e alguns textos) fazendo uma retrospectiva do trabalho de Nina.

    O lançamento foi um sucesso, Nina não parou um segundo. “Ou foi muita gente, ou sou muito lenta para escrever [risos]”, brinca. As portas da Livraria Cultura da Avenida Paulista já haviam fechado, mas Nina continuava a assinar livros para quem foi por lá prestigiar o lançamento. “E olha que é um livro de arte, não é muito barato”, observa. A grafiteira ficou muito contente com o resultado final do projeto. “Um amigo meu gringo, que viveu muitos anos nos Estados Unidos e está em processo de mudança para o Brasil, chegou a me perguntar se a editora era brasileira mesmo, ele ficou impressionado com a qualidade. Orgulho de ser brasileira [risos]”.

    Os trabalhos de Nina

    castelo3_©Reprodução

    Nina Pandolfo é casada com Otávio Pandolfo, um dos integrantes da dupla Os Gêmeos. Junto com a dupla e o grafiteiro Nunca, ela pintou a fachada do Castelo Kelburn, em Glasgow, na Escócia, em 2007. Este foi um dos trabalhos mais marcantes da carreira de Nina. “Eu nunca me imaginei pintando um castelo, uma arquitetura mais velha que o meu país. E depois, me surpreendi com o país querendo conseguir junto ao departamento histórico tombar uma obra que eu fiz”, conta toda orgulhosa.

    O livro mostra o castelo entre outros desenhos de Nina. As meninas de olhos bem grandes, desenhadas em meio a explosões de cores, também aparecem bastante, como não poderia deixar de ser. E são esses olhões que inspiram a vontade de Nina para uma futura exposição. “Queria fazer algo no Japão. Muita gente acha que eu me inspiro nas obras japonesas para fazer meus desenhos, mas nunca tive essa influência direta. Acho que desenho assim porque acho que tenho olhos grandes [risos]. Mas acho que ia ter tudo a ver expor lá”, destaca Nina.

    nina1©Divulgação

    Não seria uma estreia para Nina. Suas obras já estiveram em ruas e galerias estrageiras em países como Alemanha, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia e Índia, este último uma das grandes experiências da vida da artista. “Aprendi muito ao ver as ruas, as pessoas sendo felizes presas em suas castas, achei tudo uma grande lição de vida”, relembra. Por outro lado, Nina conta que, profissionalmente, a exposição não foi lá muito boa. “A galeria teve de fechar logo depois da abertura de exposição por causa dos atentados (terroristas que aconteceram em novembro de 2008, em Mumbai). Fiquei impressionada com tudo aquilo, o ataque foi logo depois de eu ir embora”.

    Nina conta que não é de fazer muitos planos e traçar metas. Gosta que as coisas aconteçam naturalmente e, apesar de gostar de seu sucesso no exterior, conta que o reconhecimento que mais a toca é quando ele vem daqui do Brasil. Conheça mais do trabalho de Nina Pandolfo em nossa galeria:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!