Após bater seu recorde de visitação com a exposição sobre Dries Van Noten, o MoMu, principal museu de moda e design da Bélgica, recebe a mostra Foot Print, dedicada à importância dos sapatos na história da moda. O público mergulha em uma jornada incrível, contada por mais de 400 pares de sapatos únicos, que vão desde os tamancos de madeira do século 19 aos modelos vanguardistas de Iris Van Herpen e Martin Margiela.
A exposição investiga o impacto cultural e as inovações que vieram com cada modelo. O foco está nos designers que usaram sua visão artística para marcar sua época. Salvatore Ferragano com seus sapatos para divas de Hollywood, como Marilyn Monroe, as botas absurdas de Vivienne Westwood, os sneakers de Raf Simons e as Tabi Boots, de Margiela, entre muitos outros, deixaram sua pegada na história da moda.
São 600 pares únicos que vieram do acervo dos designers e de outros museus ou da coleção vanguardista da dupla Geert Bruloot e Eddy Michiels, os primeiros a abrir uma loja na Bélgica, a Coccodrillo, em 1983, para vender sapatos de design inovador.
Só de olhar os nomes participantes, já dá para imaginar a pesquisa e a curadoria da mostra: Maison Margiela, Dirk Bikkembergs, Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, AF Vandevorst, Manolo Blahnik, Christian Louboutin, Tokio Kumagaï, Roger Vivier, JW Anderson, Balenciaga, André Perugia, Vivienne Westwood, Salvatore Ferragamo, Patrick Cox, Raf Simons e Azzedine Alaia.
E muito legal saber que a exposição tem o patrocínio da Adidas, uma marca que está totalmente relacionada ao calçado, mas não o tipo de calçado mostrado em Footprint. Boa sacada.
Quem passar por lá, não deixe de visitar e dar um pulo na livraria do museu, outro programa de cair pra trás.
Foot Print: The Track of Shoes in Fashion
Até: 14.02.16
Onde: MoMu (Mode Museum), Antuérpia, Bélgica