FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição na Antuérpia destaca a reinvenção da silhueta feminina no século 20
    Exposição na Antuérpia destaca a reinvenção da silhueta feminina no século 20
    POR Augusto Mariotti

    O museu MoMu, que fica numa das capitais mais importantes da moda, a Antuérpia, acaba de inaugurar a exposição “Game Changers – Reinventing t he 20th Century Silhouette”. Explorando o importantíssimo trabalho de Cristóbal Balenciaga, a exibição revela o processo de radicalização da silhueta feminina, que a partir das décadas de 1920 e 30, ganhou contorno mais suave e livre. Além das criações de Balenciaga – que são o eixo central da exposição – outras 100 peças da alta-costura e do ready-to-wear incluem criações dos japoneses essenciais para este movimento: Rei Kawakubo, pela Commes des Garçons, e Yohji Yamamoto, a dupla que chegou à Paris nos anos 80 e revolucionou o mundo da moda.

    Issey Miyake, Ann Demeulemeester e Martin Margiela, símbolos do experimentalismo do século 20 em épocas diferentes, assim como os pioneiros do processo de libertação dos apertados corsets, como Gabrielle Chanel, Paul Poiret e Madeleine Vionnet, dividem a exposição, que fica em cartaz até agosto (14.08).

    As peças da icônica coleção “Body meets Dress, Dress meets Body”, do verão de 1997 da Commes des Garçons, trazem essa radicalidade e o desafio do estilista de construir novos formatos para corpo feminino.

    Balenciaga, pivô da exposição, tem hoje seu trabalho contemplado por Demna Gvasalia, que fez sua estreia na direção criativa da maison na última semana de moda de Paris, e que representa a nova geração de designers que vão explorar novas arquiteturas para as roupas – dando continuidade também ao tema da exposição.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW