15.02.2016 / Moda

Exposição traz primeiras fotos profissionais inéditas de Kate Moss

Kate Moss ©Owen Scarbiena
Kate Moss ©Owen Scarbiena

No próximo dia 23.02, a Zebra One Gallery, tradicional galeria de Londres, com mais de 40 anos, peças de Helmut Newton e Banksy no acervo e celebridades hollywoodianas entre a clientela, exibe por duas semanas o que ficou esquecido por quase 30. “Kate Moss: Unseen”, revela a primeira série de fotos profissionais da supermodelo, então com 14 anos, inéditas até hoje.

O autor das imagens é o fotógrafo Owen Scarbiena, que guardou o material por décadas enquanto a jovem modelo ganhava projeção um ano depois na capa da revista “The Face”, fotografada aos 15 anos por Corine Day, virava rosto mundialmente famoso nas propagandas da Calvin Klein do início dos anos 90 até se transformar em símbolo da estética heroína chique na mesma década e em ícone de moda logo depois. Por essas e por outras, as fotos tiradas por Scarbiena têm relevância ao mostrar os primeiros passos do nascimento da supermodelo que influenciou e ainda influencia o universo fashion.

Em entrevista à “Vogue” britânica, Scarbiena conta como acabou assinando o primeiro ensaio de Kate. “Estava fotografando modelos de camisa e underwear para uma campanha no verão de 1988 quando recebi uma ligação de Sarah Doukas, diretor da Storm Models [agência que descobriu a top]. Ele me pediu para que conhecesse a new face deles. Seu nome era Kate Moss e pensaram que eu amaria a aparência dela, principalmente para o shooting minimalista que estava fazendo. Ela acabou se encaixando perfeitamente.” Kate deslanchou na carreira e Scarbiena seguiu fotografando para importantes publicações e campanhas publicitárias Europa afora. “Continuei em contato com Kate anos depois de nosso shooting e sempre nos encontrávamos por aí. Logo depois mudei para a Itália e ela virou um nome global, então fomos nos afastando gradualmente”, lembra o fotógrafo, que convidou, claro, a modelo para a abertura da mostra.

 

Confira na galeria uma seleção de fotos da mostra.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×