Prestes a completar uma década com sua grife presente no mercado de moda brasileiro, Fabia Bercsek deu um susto nos fashionistas nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro.
Através de um comunicado emitido por sua assessoria de imprensa, a estilista informou que está fechando as portas de sua recém-inaugurada loja em São Paulo com uma mega queima de estoque e que pretende encontrar uma nova forma de fazer negócios. “O sistema convencional funciona para muitas marcas, mas tenho certeza que para a minha natureza ele não rende”, disse em entrevista ao portal FFW.
Durante o nosso bate-papo, Fabia aproveita para se explicar: “O fato é que eu sou artista. E ponto!” © Hugo Toni/FFW
Confira:
Você abriu sua nova loja no final de 2009. Estamos no início de 2010 e você anunciou o fechamento do espaço. O que houve?
Bom, abri meu primeiro ponto de rua no final de 2007. Antes disso eu vendia somente em multimarcas em São Paulo, Brasil e mundo. Com a primeira (e pequena) loja na Alameda Franca [bairro dos Jardins, SP] eu exercitei o varejo, adicionei mais essa atividade à minha vida de confeccionista. E foi indo bem, até que naturalmente senti vontade de unir ateliê, loja, galeria e escritório num lugar só – para todos! E também queria facilitar a minha vida. Daí mudamos de mala e cuia para a casa da Bela Cintra (veja um vídeo exclusivo que o FFW gravou na inauguração).
Em que momento a coisa desandou?
Nesse casarão eu fiquei fechada por nove meses sem vender varejo, estudando a marca, o mercado e o mundo. No paralelo fiz meus desfiles, minhas coleções e o desenvolvimento de toda a parte comercial que envolve isso. Porém, durante esse processo o questionamento em mim só foi crescendo e encontrei respostas muito realistas e verdadeiras que não poderiam ser ignoradas. Entendi que não caberia mais o sistema de trabalho que venho aplicando há quase 10 anos (em julho de 2010 completo 10 anos de marca).
A que sistema você se refere?
Esse sistema é o que conhecemos e acredito que ele funcione para muitas marcas, mas tenho certeza que para a minha natureza ele não rende. A minha vocação é artística. Sempre foi. Mesmo que eu tenha me desenvolvido (e crescido) como empresária, eu sempre vou viver esse paradoxo. A minha marca sou eu, a minha extensão máxima. O meu coração.
Sua arte não tem preço, é isso?
Jamais visualizei um futuro industrializado para a FB, em que eu perdesse a minha mão. Sou extremamente individualista nesse sentido, uma artesã, eu sei o preço valioso do meu trabalho. Isso para o mercado de moda é um tanto impossível, distante, já que estamos no século 21 e tudo gira e evolui muito rápido. Haja investimento! Financeiro, humano, etc. Por isso chegou a hora de fazer o caminho contrário. Em vez de ampliar a marca para caminhos comercias que expandem ainda mais esse progresso, quero porque quero o contrário disso.
O contrário disso…?
Com tantas experiências vividas na Moda, não só com a FB, mas antes, nos meus primeiros empregos, hoje eu posso chegar à conclusão de que o que eu quero é fazer Arte. Eu me tornei conhecida pela liberdade, pelo ineditismo, pioneirismo, exclusivismo. Não poderia negar as minhas vontades mais verdadeiras no sentido da criação. E na indústria não há como sobreviver assim. Eu não entendo como erro, eu entendo como fato. O fato é que eu sou artista. E ponto!
Sua coleção de inverno 2010 foi uma das mais elogiadas da sua carreira. Você pretende produzir as peças?
Que ótimo, talvez por isso eu tenha tido a certeza! Foi realmente emocionante, mais um fato. Portanto a FB parte para um novo capítulo de sua história. Por não atuar mais dentro do sistema, eu vou lançar coleções que não tenham comprometimento com as estações, pois queremos conversar com o Mundo. Provavelmente muitas peças serão produzidas sob encomenda, pois o que visualizo são peças artesanais, em que eu possa colocar a minha mão. Personalizar. E peças de muito apelo criativo, como jaquetas, camisetas e acessórios – itens que eu amo. O inverno 2010 será a primeira leva de produtos, mas não datado como inverno e sim como: “Jeanne Gang”, o nome da coleção.
Selecionamos 10 itens da coleção apresentada, e é neles que vamos trabalhar, explorar, pintar e bordar! Qualquer pessoa ou multimarca de qualquer parte do mundo vai poder encomendar seus itens – e dependendo do item, não faremos quantidade por opção. Queremos apenas qualidade. Muitos produtos serão em série limitada. Em se tratando de produto, queremos tratar os nossos como joias. Quanto aos valores, vamos trabalhar com três faixas de preço. Isso vem sendo trabalhado desde o meu surgimento: baixo + médio +a lto. Mas tudo – até uma camiseta – vai ser ainda mais especial. Vou ter mais tempo para me dedicar unicamente ao produto!
Quando te entrevistei no backstage do seu desfile de inverno 2010, você disse que não se importava se as roupas vendessem ou não. Naquele momento, você já sabia que iria descontinuar os negócios?
Na verdade eu nunca me importei. Porque eu entrei na Moda para criar. A parte comercial evoluiu junto com o produto. Hoje tenho acabamento, visão comercial. E vendo. Desenvolvemos lindamente o mostruário comercial da coleção de inverno, fizemos showroom no Rio e em SP, tudo estava caminhando até eu resolver cancelar todos os pedidos na semana passada!
Para um desfile o meu foco principal sempre foi o conceito, a ideia mãe, e como explorar isso, do jeito que vocês já conhecem: o meu urbano + independente + usável + inédito. A passarela é algo imaculado pra mim, tem um grande valor no meu desenvolvimento. Mas dentro desse novo posicionamento ela não cabe mais. Eu preciso estar livre. Preciso ter facilidade para me locomover, ter menos responsabilidades, ter menos investimentos. Trabalhar com outras mídias, outro formato de comunicação que acompanhe o novo formato comercial da FB. E por isso, naturalmente, neste desfile de inverno no SPFW, fiz o que melhor entendi da minha referência: Joana d’Arc. Sabia que algo em mim mudaria radicalmente, fiquei meses pesquisando a história dessa mulher, e me identifiquei muiiiiito com questões históricas e simbólicas (que sempre foram e sempre serão importantes para mim). Simplesmente me entreguei. Não sabia exatamente qual a conclusão final que eu teria com esta coleção, mas dias depois ela veio. A minha consciência gritou mais alto! E eu me desapeguei.
Quando você fecha as portas oficialmente?
No próximo dia 15 de março, que também vai ser o último dia de Venda Especial: roupas de coleções passadas, acervo, verão 2010, móveis, cenários. Tudo à venda!
Foto da recém-inaugurada loja de Fabia Bercsek, que fecha as portas no próximo dia 15 de março © Hugo Toni/FFW
E na sequência?
Eu vou viajar, não sei onde vou parar, alguma capital do mundo vai me abrigar nos próximos meses. Lá vou atrás de informação, estudos e de um papo mais sério comigo mesma. Penso que daqui pra frente não vou ter moradia fixa. Já me imaginou morando na Amazônia? Então o que é fixo é minha empresa, que daqui de São Paulo vai continuar atuando na Moda e na Arte sob comando da minha família e de parte da equipe. Eu me vejo indo e vindo sem parar, vendendo minhas preciosidades no mega ultra site que vamos lançar com a loja online, e me vejo lutando por minha expressão artística, esta sim, adormecida como um vulcão dentro de mim. Quero Arte!
Como você pretende contornar esses problemas no futuro?
Do futuro eu não sei. Eu quero é contornar e pintar muitas ilustrações, minhas pinturas! Um bom contorno precisa de tempo e dedicação.
Você está feliz com esta situação?
Eu sou feliz. Tenho respeito por mim e pelo outros que me apoiam. Essa situação é nova pra mim, gera ansiedade. Mas medo, nunca. Vergonha menos ainda. Infelicidade então… nem!
Qual a trilha sonora deste momento?
Um monte! Top 3:
“Lucky Star” – Madonna
“Spacer Woman” – Charlie
“Enter The Ninja” – Die Antwoord
Onde você vai passar o Carnaval?
Em São Paulo. Vendo a tela da TV. Não deu pra me planejar, queria mesmo ir para a Sapucaí!
O que você espera de 2010?
Que seja um ano transformador! E tá sendo!
E por favor… Me sigam: www.twitter.com/fabiabercsek
Fabia Bercsek VENDE TUDO!
QUANDO de 8 de fevereiro a 15 de março
ONDE Rua Bela Cintra, 1677 – Jardins – São Paulo – SP
COMO CHEGAR Veja o mapa
CONTATO 11 3083.5259
+ www.fabiabercsek.com.br