Arquiteto por formação, Fabrizio Rollo atuou como editor de estilo das revistas Vogue Brasil, Casa Vogue e a extinta Homem Vogue por duas décadas. Desde o início de sua carreira, há 25 anos, ele mantinha vivo o desejo de escrever um livro, por isso tinha sempre por perto pequenos cadernos de anotação em que registrava ideias, dicas e frases de sua autoria. “Tenho 30 moleskines que reuni ao longo de 25 anos”, contou Fabrizio ao FFW. “Sempre tive a ideia de fazer um livro, só estava aguardando o momento ideal para fazê-lo”.
Foi no fim do ano passado que ele encontrou o momento certo, quando reuniu todo o seu arquivo de anotações e então foi fazendo uma curadoria, escolhendo e editando o material. O que resultou no Manual do Lord – Dicas de ouro de Fabrizio Rollo, que já está à venda na Amazon e terá o lançamento oficial nesta quinta-feira (25), com tarde de autógrafos no Baretto, no Hotel Fasano, em São Paulo.
“É um livro de leitura. O principal intuito é compartilhar minhas dicas de estilo, decoração, moda masculina e feminina, comportamento, etiqueta… São dicas que eu considero atuais ou eternas”, explica. “São dicas super atualizadas, não aquela coisa careta que todo mundo já aprendeu – e, se não aprendeu, poderá aprender com outros livros”, pontua ele, que acredita que o estilo não é estritamente ligado ao visual; é, na verdade, algo que se constrói, um conjunto de coisas que tem a ver com a personalidade, a maneira de falar, agir, se comportar, entre tantas outras.
Ao longo do processo em que o livro foi tomando forma, Fabrizio também pôde relembrar algumas memórias. “Além das dicas que eu dou para esses diversos segmentos, há também alguns trechos que são pequenas histórias pessoais: a maneira como eu comecei a olhar para o design, como a beleza e a estética me fascinaram, e por aí vai”.
Manual do Lorde também conta com participações. “Convidei mais de 20 pessoas ao redor do mundo que admiro, para que elas descrevessem uma definição pessoal do que significa elegância”, conta. A abertura do livro, por exemplo, conta com o depoimento de Scott Schuman, do The Sartorialist. Além dele, também foram convidados François de Ricqlès, presidente da Christie’s Paris e Luca Rubinacci, diretor da marca masculina Rubinacci.