FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Falta equilíbrio à mulher brasileira na hora de se maquiar”, diz Torquatto
    “Falta equilíbrio à mulher brasileira na hora de se maquiar”, diz Torquatto
    POR Redação

    Fernando Torquatto fala sobre beleza, fotografia e maquiagem ©Juliana Knobel/FFW

    Fernando Torquatto, maquiador exclusivo da marca “O Boticário” – patrocinadora oficial do Fashion Rio – e apresentador do programa “Superbonita”, do GNT, está participando da semana de moda carioca com uma exposição em que estão sendo exibidas 34 de suas fotografias. Todas em preto e branco, as imagens apresentam celebridades da música, cinema e televisão como Chico Buarque, Rodrigo Santoro e Cléo Pires, a partir do olhar (e dos pincéis) do artista.

    Em palestra realizada no terceiro dia (12.01) de Rio-à-Porter, Torquatto falou sobre suas referências, sua carreira, seu trabalho em parceria com “O Boticário” (e o lançamento da linha “NativaSPA”, que acontece no lounge da marca no Fashion Rio) e até traçou um panorama da história da beleza. O FFW conversou com o maquiador que, com muita simpatia, deu dicas de beleza e elegância para a mulher brasileira:

    Como surgiu o seu interesse pela fotografia?

    Paralelo aos filmes [Torquatto falou muito sobre a influência do cinema em sua vida, paixão que, segundo ele, foi introduzida por sua mãe], eu fui vendo também as imagens fotográficas das atrizes que mencionei na palestra [Greta Garbo, Ava Gardner, Rita Hayworth, Marlene Dietrich e Marilyn Monroe] e tinha um cara chamado George Hurrell, que era um fotógrafo dos anos 1930 que retratava todas essas estrelas de Hollywood, e que eu passei a acompanhar e admirar. Então aí percebi que o fotógrafo não só registrava, mas ajudava a criar a imagem das divas, o que me despertou a vontade de fotografar. Eu pensei que assim poderia fazer as mulheres ficarem especiais e criar minhas próprias divas. Começou daí, dessa coisa do retrato e de mitificar a mulher.

    Fernando Torquatto mostra seu trabalho no Rio-à-Porter ©Juliana Knobel/FFW

    Quando você percebeu que podia unir a fotografia à criação de imagem de beleza, no sentido cosmético?

    Eu desenhava desde garoto, então na hora de pintar o blush no papel, por exemplo, era difícil fazer com lápis-de-cor, então eu pegava o blush da minha mãe e misturava tudo. Além disso, eu também via minha mãe se montar, inspirada nas estrelas de cinema. Com todas essas referências na minha cabeça, quando eu ia fotografar durante a faculdade [Torquatto cursou Comunicação Visual], sentia a necessidade de passar algo nas meninas que estava clicando e pedia a minha mãe ítens de maquiagem, como batom, corretivo. Foi tudo muito orgânico.

    Saber fotografar ajudou a aprender a maquiar?

    Com certeza, porque maquiagem também é luz. Os princípios são complementares. A maquiagem me ajudou a valorizar traços da mulher, como ampliar o olhar, aumentar a boca, cavar o rosto e, ao mesmo tempo, eu aprendi que a luz certa faz com que o rosto se manifeste da melhor forma, a beleza vem através da luz. Se a luz estiver feia, não tem maquiagem neste mundo que fique boa. Já se a luz é incrível, uma maquiagem “ok” deixa a mulher bonita. É tudo muito interligado, mas uma coisa me ajudou a ser melhor na outra.

    Você tem alguma dica de como “sair bem na foto”?

    Primeiro, conhecer o próprio rosto e realçar os pontos positivos. Depois, atenuar o que não for assim tão positivo.

    Quais os tons que mais vão se destacar neste Inverno 2012?

    Eu acho que o inverno está bem sofisticado. Acredito que os tons mais nobres e terrosos, como bronze e amarronzados, vão prevalecer.

    Fernando Torquatto em palestra no Rio-à-Porter ©Juliana Knobel/FFW

    Quais os limites da consultoria de imagem? Até que ponto você pode interferir?

    A intenção da mulher ou do homem a procurar um consultor é legítima, faz parte do mundo moderno. Agora, os limites vão depender da sensibilidade do profissional. Hoje eu tenho maturidade, inteligência e experiência para olhar para alguém e perceber o que esse alguém pode me dar e, a partir daí, criar uma versão melhor do que a que já existe, sem tentar transformar o cliente em outra pessoa.

    Na sua palestra você falou muito da importância do cinema na história da beleza e na sua vida. Quais os filmes ou diretores você indica para quem quer se aprofundar neste universo?

    Todos os filmes da Audrey Hepburn. Neles é possível ver o que é elegância e delicadeza. Já em outro polo, os filmes da Marilyn [Monroe], que ensinam a ser sexy sem vulgaridade, algo tão comum atualmente no Brasil das mulheres-fruta e paniquetes. Mais atual, citaria a Anne Hathaway, que é uma menina incrível e mesmo não sendo a mais bonita, já que tem gente que acha que o sorriso dela é muito largo ou que os olhos são esbugalhados,  ela tem um estilo muito próprio. Uma mulher madura, que eu acho maravilhosa, é a Julianne Moore.

    Quais os principais erros que a mulher brasileira comete ao se maquiar?

    A mulher brasileira é muito exuberante. Às vezes ou é tudo ou é nada, então acho que ela precisa encontrar temperança. Pode sim usar batom vermelho de dia se ela quiser, mas que equilibre com um olho mais leve e que carregue menos no blush.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW