A marca carioca Farm coloca oficialmente os pés na Europa a partir deste sábado, 30/04 com a abertura de uma pop-up na loja de departamentos de luxo Le Bon Marché, que é a favorita dos parisienses. Nela, as pessoas poderão encontrar as coleções de Verão e Alto Verão que refletem a identidade desenvolvida no interior da loja, em colaboração com o arquiteto Marcelo Rosenbaum e parceria de outros artistas.
Idealizada para representar a riqueza da biodiversidade da Amazônia, o espaço de 260 metros quadrados celebrará a fauna e flora em quatro ambientes diferentes. Dividida como uma rosa dos ventos, cada ponto da flagship é feito em parceria de comunidades brasileiras engajadas com a moda. No centro da boutique, um banco de madeira esculpido em formato de barco pela comunidade Terra Plana (AM) partilha o espaço com uma instalação de 400 folhas suspensas produzidas em PET pelo coletivo artístico LabUni Preta.
As araras suspensas que exibirão as peças da coleção foram feitas artesanalmente por integrantes da comunidade indígena Kayapó e quatro provadores feitos pela técnica do macramê, que simbolizam o casulo da borboleta. Este último feito com 500 kg de algodão crochetado pelo artista Gustavo Silvestre e o Projeto Ponto Firme, que utiliza a moda como ferramenta de transformação social de detentos e ex-detentos da grande São Paulo.
“Eu e meu time temos muito orgulho de levar nosso estilo autoral, genuíno, que reflete a cultura de um Brasil autêntico, alegre e vibrante para o mercado internacional. Vamos levar nosso borogodó e estampar o guarda-roupa das europeias com nossas criações”, diz Kátia Barros, fundadora e diretora criativa da marca, que quer mostrar mais do Brasil para o mundo, por meio de colaborações com artistas e coletivos brasileiros.
A marca, que já é distribuída por 10 multimarcas dos Estados Unidos, também inicia a operação de um e-commerce exclusivo para clientes do norte global como parte do plano de expansão internacional que pretende fortalecer seus pontos de venda em Londres, na loja Liberty e em Berlim, na loja KaDeWe, ainda no primeiro semestre de 2022.
Para 2023, a marca planeja abrir de 25 a 55 lojas próprias nos Estados Unidos e Europa com flagships na capital francesa e Londres, bem como ampliar a gama de produtos. Para a diretora criativa da marca, ver a aceitação que a marca está tendo em um mercado tão competitivo como o estadunidense, foi motivo para a empresa dar mais um passo na internacionalização da marca, com foco na Europa, que prevê faturar cerca de R$3 bilhões de dólares até 2026.