FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fashion Revolution Day promove reflexão sobre real custo da moda
    Fashion Revolution Day promove reflexão sobre real custo da moda
    POR Redação
    Fashion Revolution Day 2015 ©Divulgação

    Fashion Revolution Day 2015 ©Divulgação

    No dia 24 de abril de 2013 aconteceu uma das maiores tragédias que a indústria da moda já viveu: o colapso do Rana Plaza, em Bangladesh, edifício que abrigava diversas fábricas de roupas que produziam, em larga escala, para renomadas marcas globais. A catástrofe deixou mais de 1.133 trabalhadores têxteis mortos e outros 2.500 feridos.

    Esse foi o ponto de partida para o Fashion Revolution (Revolução da Moda), movimento criado em Londres pelas designers e ativistas Carry Somers e Orsola de Castro com o objetivo de evitar mais acidentes como o do Rana Plaza, tornando o mercado fashion mais seguro, sustentável e humano. Para incentivar a reconexão de toda a indústria, elas se uniram a um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa, acadêmicos e interessados em geral, e o movimento começou a crescer e engajar pessoas mundo afora.

    Em 2014, quando a tragédia estava prestes a completar um ano, as fundadoras do Fashion Revolution estabeleceram que 24 de abril seria o Fashion Revolution Day (Dia da Revolução da Moda), data celebrada para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu real impacto, da produção ao consumo. A campanha, que conquistou adeptos de peso como a estilista Stella McCartney (foto abaixo) e a ativista Livia Firth, se espalhou pelo mundo com a ajuda das redes sociais. Durante todo o dia, as pessoas perguntam “quem fez minha roupa?” postando uma peça do lado avesso com a etiqueta aparecendo e as hastags #fashrev, #whomademyclothes e #quemfezminhasroupas.

    No Brasil, o 24 de abril de 2015 será marcado ainda por ações em diferentes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte. Na programação estão palestras e workshops de upcycling, entre outras atividades. Confira a agenda aqui.

    Saiba mais sobre o Fashion Revolution no vídeo abaixo e veja fotos inspiradoras tiradas do Instagram @fash_rev. Participe também!

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!