FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #Fashion Rio: confira o preview das grifes da semana carioca
    #Fashion Rio: confira o preview das grifes da semana carioca
    POR Augusto Mariotti

    Movimentação na entrada do Fashion Rio Verão 2012 ©Agência Fotosite

    A temporada Inverno 2012 das principais semanas de moda do mundo começa logo mais, no dia 10 de janeiro, com o início do Fashion Rio. Os preparativos estão à toda e, para dar um gostinho do que vem por aí, o FFW organizou um preview com croquis e informações sobre as coleções de algumas das grifes que desfilam na semana carioca. Conte pra gente nos comentários: qual apresentação você está mais ansioso para ver?

    Lembrando que até o dia 11 de janeiro vamos sortear cinco convites para a fila A de desfiles do evento; veja aqui como concorrer.

    E confira o line-up completo do Fashion Rio Inverno 2012!

    Maria Bonita Extra

    Croquis da Maria Bonita Extra para o Inverno 2012 ©Divulgação

    Apostando no conceito de criação coletiva (com a saída de Ana Magalhães, as coleções da Maria Bonita Extra agora são criadas por um grupo de estilistas comandados por Luiza Bomeny e Kátia Wille), a marca carioca desfilará no Fashion Rio peças inspiradas na silhueta dos anos 1950 e 1960. As estampas são geométricas e em cores primárias, predominando os tecidos finos, como organza, musseline de seda e tafetá (todos trabalhados a mão).

    Acquastudio

    Croquis da Acquastudio para o Inverno 2012 ©Divulgação

    A estilista Esther Bauman mergulhou no passado e buscou inspiração em grandes momentos da moda, com ênfase nos anos 1940/50. As cores principais são o ameixa-prune, cobalto, cacau, cor de pele, cobre, dourado e framboesa. Entre os tecidos, estão rendas em mohair, lã, crepes com foil, tecidos tecnológicos, organza e tule. Os sapatos têm assinatura de Fernando Pires, e são botas curtas de camurça de cabra com amarração tipo coturno.

    Desfile: dia 10 de janeiro, terça-feira, às 18h

    Alessa

    Croquis da Alessa para o Inverno 2012 ©Divulgação

    A estilista Alessa buscou inspiração na sinuosidade das plumas e na geometria dos tapetes para criar sua coleção chamada “Céu na Terra”. A cartela de cores vem com ocre, marrom, laranja, azul celeste, marinho e cinza; os tecidos são a seda, tricô, jacquard, linho e lã. Quanto aos calçados, ela apresenta para o Inverno 2012 ankle boots de camurça em tons pretos e caramelo em maxi saltos de cortiça.

    Desfile: dia 10 de janeiro, terça-feira, às 20h

    Cantão

    Croqui da Cantão para o Inverno 2012 ©Divulgação

    Para o Inverno 2012, o Cantão vai “olhar para dentro sem ter medo de ver o que tem dentro”. A proposta, de acordo com a marca, é falar “de um casulo ao avesso, a metamorfose, transformações que ocorrem em cada um de nós e no ambiente que nos cerca”. A Coordenadora de Estilo Lanza Mazza quer explorar materiais como o tricot de seda rústica, lã, tecido de alfaiataria masculina, couro, palha de seda bordada e a gaze de linho para confeccionar os looks do desfile, sem perder o despojamento e leveza da marca. As formas são arredondadas, ora volumosas, calças amplas, avessos em evidência e muitas sobreposições. A cartela de cores traz o off-white, taupe, verde floresta, amarelo, caramelo queimado, chumbo, azul intenso e o vermelho aberto.

    Desfile: dia 10 de janeiro, terça-feira, às 21h

    TNG

    Croquis da TNG para o Inverno 2012 ©Divulgação

    O Inverno 2012 da TNG é pensado para mostrar o “diálogo harmonioso entre a cidade e o campo, traduzidos em looks nada óbvios”, de acordo com o comunicado oficial. As estampas corridas de pássaros e folhagens desenhadas à mão têm como referência a Art Nouveau, e são feitas em tecidos ecologicamente corretos de fibras naturais, PETs reciclados e jeans eco-friendly. Os acessórios também seguem a linha ecologicamente correta: os óculos vêm em acetato 100% reciclado e os cintos, bolsas e sapatos são criados com raspa de couro. A marca destaca o trabalho de Richelieu (um tipo de bordado) feito no denim reciclado.

    Desfile: dia 11 de janeiro, quarta-feira, às 21h

    New Order

    Croqui da New Order para o Inverno 2012 ©Divulgação

    A New Order reinterpreta o futurismo das aeromoças nos anos 1960 e tem como ponto de partida para o seu inverno a aviação. A marca se apropria dos ícones desse universo, do shape das aeronaves aos objetos utilitários do serviço de bordo. Elementos que fazem parte das viagens de avião como fones de ouvido, porta-passaportes e tags de malas viram inspiração para a coleção e são traduzidos em acessórios irreverentes e femininos. Entre os materiais estão o verniz, o metalizado speck, o plástico transparente, o neoprene, pelo, moletom, drylex e acrílico. As cores são o marfim, caramelo, café, laranja, azulão, azul marinho e metalizados prata e dourado – passando por pitadas de fluorescente.

    Desfile: dia 12 de janeiro, quinta-feira, às 19h30

    Espaço Fashion

    Croquis da Espaço Fashion para o Inverno 2012; e a estilista Camila Bastos trabalhando com uma das estampas da estação ©Divulgação

    A marca buscou no Rio de Janeiro, cidade onde reside, a inspiração para sua coleção de Inverno 2012 – mas com a proposta de olhar a cidade “de costas”, fugindo dos cartões postais. Camila e Bianca Bastos percorreram locais históricos da capital fluminense que retratam a art déco dos anos 30 impressa em vitrais, escadarias, decoração de calçadas e letreiros. Uma das inspirações da coleção foi a calçada de Copacabana, assim como os circuitos do Flamengo e Centro e também relevos que circundam a cidade.

    Dois cliques de Ticiana Porto para a parceria com a Espaço Fashion ©Divulgação/Ticiana Porto

    E a Espaço Fashion fechou uma parceria com a fotógrafa pernambucana Ticiana Porto para clicar esses locais que inspiraram a coleção da marca – as imagens serão publicadas no Instagra.am da marca e de Ticiana a partir do dia 5 de janeiro. Procure por @ticianaporto e @espacofashion.

    Desfile: dia 12 de janeiro, quinta-feira, às 20h30

    Walter Rodrigues

    Imagens da série “People of the 20th Century”, de August Sander, publicada em forma de livro em sete volumes em 2002 ©Reprodução

    O Inverno 2012 de Walter Rodrigues é inspirado no livro “People of the 20th Century”, do fotógrafo alemão August Sander (1876 – 1964). “A partir da simplicidade das formas, organizo e dirijo meu olhar para os tecidos e suas inúmeras possibilidades de criar peças contemporâneas e atemporais. A elegância contida e a simplicidade das formas evocam um tempo de reflexão diante de todos os excessos que ocorrem na moda atual. Busco a essência das roupas e o poder dos tecidos para renovar as imagens e os conceitos de moda, por isso nesta estação os tecidos são os grandes protagonistas e com a ajuda das estampas posso renovar minha linguagem de moda e focar em novos mercados”, o estilista afirmou em comunicado oficial.

    Desfile: dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 17h30

    Ágatha

    Croquis da Ágatha para o Inverno 2012 ©Divulgação

    A Ágatha foi em busca de um novo olhar para criar seu Inverno 2012, literalmente. O universo do olhar e suas diversas possibilidades serviram de inspiração para a estilista Ceiça Gioielli, em uma coleção que mistura tecidos como o couro, lã, chamois, cetim, seda, tecidos metalizados, lurex e glitter. A marca já adianta que a roupas têm shapes mais retos e justos ao corpo em contraponto a peças com volume e modelagens amplas. As cores são o vermelho, tinta negra, conhaque e ice, e os calçados são botas de canela de avestruz e veludo.

    Desfile: dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 19h30

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar