FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW Aprender: Curso ‘A Potência do Processo Criativo na Moda’

    A Potência do Processo Criativo na Moda

    Um curso em parceria entre o FFW Aprender e o High Low podcast

    Facilitadores: Augusto Mariotti, Isabel Junqueira e Olivia Merquior

    *Atenção: as vagas para a primeira turma estão esgotadas! Para entrar na lista de espera para a 2a turma do curso, clique aqui.

     

    Descrição

    Entenda como grandes nomes da moda reinventaram a nossa forma de pensar e criar, rejeitando fórmulas preestabelecidas e construindo um caminho virtuoso de originalidade.

    O processo criativo na moda muitas vezes é mal interpretado. Diante de tendências bilaterais, que transitam entre lucrativo e massificado ou original e não rentável, há uma gama de nuances autênticas que equilibram expectativas individuais e coletivas. Em um momento onde o pensamento desviante é festejado pelo marketing e pelas redes sociais, nunca foi tão difícil escapar das armadilhas dos discursos padronizados. O processo criativo gera trabalhos únicos, rejeita manuais e passo-a-passos. O curso mostra que é possível entender – pela experiência de outros, em outros contextos – como construir um caminho próprio.

    Inscreva-se já

    Objetivo

    – aprofundar o conhecimento em torno da diversidade de processos criativos na moda

    – adquirir novas perspectivas para desbloquear a criatividade

    – enriquecer o repertório de referências

    – expandir o networking

    Programa

    Encontro # 1 (21 de janeiro): Isabel Junqueira vai explorar a noção de « ócio » e seus desafios em tempos de redes sociais. A ideia de parar, de não fazer nada, se torna cada dia mais difícil de realizar. A ansiedade da produção constante com objetivos claros e metas a serem realizadas acabam minando um passo importante do processo criativo. Trabalhar a meditação ativa é buscar a tranquilidade em movimentos que despertam insights inesperados. Fugindo da oferta frenética de informações das redes sociais, como podemos “ver” mais, “consumindo” menos?

    Encontro # 2 (23 de janeiro): Olívia Merquior falará sobre o “processo” em si: o estúdio, o ateliê, a mão-na-massa e seus obstáculos. Vencer a página em branco parece simples mas, talvez, esse seja o momento mais desafiador do processo criativo. Junto com a concretização de uma ideia, o erro, o problema e a decepção são inevitáveis. Num mundo que oferece manuais e soluções em poucas etapas para tudo, como encarar o fazer artístico sem se equiparar com a hiper-racionalidade das novas tecnologias?

    Encontro # 3 (28 de janeiro): Augusto Mariotti trará os momentos da “entrega”, nos quais a criação se depara com o público, a crítica, o enfrentamento fora da proteção de seu criador. O processo criativo é uma experiência de gestação onde não temos total controle sobre o momento do nascimento. Deixar nascer, tirar de si e entregar ao mundo é se abrir para o olhar do outro, à crítica e à insegurança do mundo externo. Saber agenciar expectativas e abrir espaço para o trabalho crescer além de você é um exercício que merece ser praticado constantemente.

    Encontro # 4 (30 de janeiro): Troca coletiva de processos em grupo. Nesse último encontro convidamos os participantes para apresentarem seus trabalhos e compartilharem insights sobre desafios e soluções em seus próprios processos. Nessa dinâmica, o grupo contribuirá para uma nova percepção dos processos individuais.

    Para quem é indicado

    Estudantes e profissionais do segmento da moda. Jornalistas, estilistas, empresários ou simplesmente para quem ama moda e gostaria de ampliar seu repertório no assunto.

    Certificado Digital

    No final do curso, os alunos recebem um certificado digital

    Aulas Gravadas

    As aulas transmitidas pelo zoom ficarão disponíveis após o curso.

    Sobre os facilitadores

    Augusto Mariotti é fundador e diretor criativo do site e plataforma FFW. Também atua com comunicação, branding, produção e estratégia de conteúdo digital, consultoria e produção de eventos tendo realizado diversos projetos para clientes nacionais e internacionais entre eles São Paulo Fashion Week, Melissa, Cecilia Prado, Miu Miu, Sebrae, Giambattista Valli, Adidas entre outros. Hoje se divide seu tempo entre o Brasil e a Europa. Apresenta o podcast Fashion Weekly ao lado da editora de moda Camila Yahn.

    Isabel Junqueira é jornalista e criadora de conteúdo especializada em moda e cultura, formada em comunicação social (PUC-Rio) e história da arte (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Radicada em Paris há mais de uma década, colabora com diversos veículos (Casa Vogue, piauí, Folha de SP, Veja Luxo, Madame Figaro, Air France Madame, Rika) cobrindo os acontecimentos e encontrando as figuras mais interessantes do universo criativo parisiense. Correspondente da Vogue Brasil desde 2010, entrevista grandes nomes da moda como Alber Elbaz, Jean-Paul Gaultier, Natacha Ramsey-Levy, Anthony Vaccarello, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, Angela Missoni, Laudomia Pucci, Silvia Fendi, Peter Lindbergh, Delphine Arnault e Alexandre de Betak. Apresenta junto com Olivia Merquior o podcast High Low.

    Olivia Merquior é diretora da agência Dacri Deviati, coordenadora de moda do Première Vision Paris na America Latina e responsável pelo desenvolvimentos das marcas do projeto TOP 5 Sebrae e Projeto Estufa na SPFW. Realiza trabalhos de consultoria e mentoria criativa para empresas como Lenny Niemeyer, Cantão, Melissa, Grupo Soma, entre outros. No exterior desenvolveu projetos para TopShop e Louis Vuitton. É presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário desde 2017 e co-fundadora da primeira plataforma de desfiles com tecnologias imersivas, o BRIFW. Desde 2019 apresenta o High Low Podcast.

    Como se inscrever

    As vagas são limitas e você pode se inscrever por aqui

    Ofereceremos 2 bolsas de estudo. Para se candidatar envie uma carta de intenção justificando situação e motivo de interesse no curso. A aplicação para bolsas deverá ser feita até dia 05.01 pelo email hi@highlowpodcast.com

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta