Carine Roitfeld chega ao desfile da Gucci em Milão ©Juliana Lopes
CIRCO FASHION
O primeiro dia da semana de moda de Milão sempre conta com o desfile da italiana Gucci, marca de peso que mostra o poder do Made in Italy no mundo. Os desfiles (um em seguida do outro) acontecem no bairro de Porta Venezia, uma das belas regiões centrais da cidade. O agito toma conta de muitos quarteirões em volta e os fashionistas dominam a paisagem. Os personagens do “circo” fashion estão todos lá: editores, modelos, buyers, fotógrafos, bloggers e muitos curiosos. Carine Roitfeld (foto acima) chegou com um top de estilo mais utilitário, com uma saia lápis preta e uma bota estampada que desviou os olhares dos fashionistas para o chão.
Anna Wintour, Kate Moss e Charlotte Casiraghi na primeira fila ©Reprodução
FILA A
A presença de Charlotte Casiraghi no desfile da marca justifica um forte motivo mercadológico: ela é embaixadora da recém-inaugurada linha de beleza da Gucci. Próximas a ela estavam Kate Moss, garota-propaganda da bolsa Jackie Soft, com um casaco de cobra da marca, e Anna Wintour, que pareceu se divertir com as duas, ainda que não tenha tirado seus famosos óculos escuros Chanel.
+ Assista ao curta da Gucci com Kate Moss
Fila final do desfile da Gucci ©Reprodução
70’S FEVER
A Gucci lançou uma coleção bastante conectada a uma impecabilidade que se tem visto nas últimas temporadas em geral. As referências dos anos 70, cavalo de batalha da marca, se reforçaram ainda mais com o que se viu hoje na passarela. Vestidos quase sempre em silhueta trapézio, cinturas marcadas com cintos finos, cor caramelo, combinados com acessórios clássicos como a bolsa carteiro. O denim valorizado, em vestidos ou calças, também apareceu no look de Frida no final do desfile, o que é quase sempre uma simbologia do mood geral da marca. A camisa estampada de Frida também traz a estética da coleção, pontuada paralelamente por estampas exóticas ou looks monocromáticos. +Veja a coleção completa aqui
O Sartorialist Scott Schuman em ação em Milão ©Juliana Lopes
NAS RUAS COM SCOTT
No “mar” de fotógrafos de street style ainda encontramos um dos ícones dessa febre pós-internet, Scott Schuman, do blog The Sartorialist. Como bom ícone que é, vive sendo repetido por seus seguidores. Basta que fotografe um look de alguém, até então ignorado, que os outros começam a clicar. Falamos com Scott na entrada do desfile da Gucci. Sobre o fato de ter virado uma celebridade, disse: “Significa que as pessoas gostam do meu trabalho, por isso eu gosto da ideia.” Scott não se importa com o fato das pessoas se vestirem especialmente para serem fotografadas: “Eu simplesmente encontro a imagem que quero. A fotografia é capaz de criar uma nova realidade.” Então quer dizer que o que vemos publicado não é necessariamente como imaginamos? Talvez. E sobre ser perseguido por outros fotógrafos que o copiam: “Fora das semanas de moda ninguém sabe onde estou. Posso estar no Vietnã.” E sai clicando. Os outros vão atrás.
A atriz chinesa Yang Mi arrasta multidões de fãs para a porta do desfile da Gucci ©Juliana Lopes
MADE IN CHINA
Sempre existem momentos de aglomeração em entradas ou saídas de desfile e desta vez algo peculiar aconteceu. Não, não era mais um look “para-tudo” de Anna Dello Russo. Uma multidão, principalmente de adolescentes chineses, se formou na saída da Gucci. Tudo para ver a jovem atriz Yang Mi, que precisou sair escoltada por seus assessores. Yang faz papeis em séries de TV bem populares na China e é um ícone em seu país. A Gucci tem 20 lojas na China.
+ Acompanhe todos os desfiles da semana de moda de Milão Verão 2015
Veja abaixo mais fotos dos convidados do desfile da Gucci em Milão: