FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW foi à Copa Hermès, a primeira realizada fora da França, e conta tudo
    FFW foi à Copa Hermès, a primeira realizada fora da França, e conta tudo
    POR Redação

    1ª Copa Hermès no Brasil ©Juliana Knobel

    Em “Minha Bela Dama”, musical de 1964 que contava a história da vendedora de flores Eliza Doolittle, vivida magnificamente por Audrey Hepburn, a personagem passava por uma espécie de extreme makeover com o professor de fonética Henry Higgins, para se tornar uma perfeita dama da sociedade londrina. Em uma das cenas emblemáticas, Eliza é levada a uma corrida de cavalos, passatempo chiquérrimo dos grã-finos da época, com todas as mulheres vestindo preto e branco e chapéus exuberantes. No último final de semana, nos dias 22 e 23 de outubro, o Brasil sediou a 1ª Copa Hermès, evento esportivo com competições de Hipismo, que no imaginário popular, tinha tudo para ser como a cena do musical de Audrey. Não é bem assim. Há mais diferenças que semelhanças, mas o projeto não deixa de ser extremamente chique e cheio de peculiaridades. O FFW esteve presente e conta tudo sobre o evento realizado pela primeira vez fora da França.

    A Copa aconteceu na Fazenda Boa Vista, no município de Porto Feliz, a uma hora de São Paulo. Da Rodovia Castello Branco, não se vê nada além de grandes portões de ferro, e um imenso campo verde, que vai até onde a vista alcança. Lá dentro se encontra o condomínio Fazenda Boa Vista, que além de contar com espaços para as casas, tem também campos de golfe, de polo, estábulos, lagos, e um hotel Fasano, com serviços disponíveis aos moradores do condomínio, como massagistas e acesso ao lago-piscina, e foi lá que os staff da Hermès se hospedou. Cerca de seis pessoas vieram de Paris para o evento, entre eles Pascale Mussard, da quinta geração que criou a Hermès, mãe de Dimitri Mussard, diretora artística da maison, Patrick Albaladejo, vice-presidente de desenvolvimento estratégico e corporativo, Roland Herlory, diretor-geral da Hermès na América Latina, e Fabrice Crespel, gerente do departamento equestre.

    Fazendo Boa Vista ©Reprodução

    Nathalie Sanz-Maurice, responsável pela relação com a imprensa da Hermès, contou ao FFW que os preparativos para a realização da prova fora da França levaram mais de um ano. “Tudo na Hermès leva um tempo maior, pois queremos perfeição em todos os detalhes”, explicou ela. No meio da conversa, também falou que há planos de abrir uma segunda loja da maison em São Paulo, e uma em Brasília, mas sem datas definidas ainda. Há também a possibilidade de uma segunda edição da copa ser realizada em 2012.

    As provas, seis ao todo, aconteceram em outro ponto da Fazenda – o lugar é tão grande, que os motoristas se perderam diversas vezes, e alguns seguranças não sabiam informar onde ficava cada espaço – no Centro Equestre, projetado por Isay Weinfeld, que recebeu uma estrutura montada especialmente para o evento. Na entrada, uma espécie de loja pop-up, com estandes da Livraria da Vila, com uma seleção que ia de livros sobre cavalos, passando por moda e fotografia, até livros infantis e uma mini Hermès, que vendia lenços, gravatas, chapéus e bolsas. Mas os itens que mais faziam sucesso eram os próprios para a prática do Hipismo, como a sela Talaris, super novidade que a marca estava lançando. A tal sela é uma inovação para o esporte, pois substitui a ‘árvore’ – parte onde o cavaleiro se senta – feita de aço e madeira por uma de carbono, muito mais leve. No meio das lojinhas, um artesão francês da Hermès fazia uma sela – não a nova, e sim um modelo mais tradicional.

    Seção das selas Hermès, na lojinha pop-up ©Juliana Knobel

    Mas as diferenças de um torneio convencional para um sediado pela Hermès é gritante. Esqueça as arquibancadas sob o sol, com pouco espaço para locomoção. As arquibancadas estavam lá, mas você só notava que estava em uma devido a alguns degraus, já que em cada um deles havia espaço suficiente para mesas de almoço e lounges com sofás deliciosos, tudo sob uma tenda laranja (a cor da maison). No almoço, das massas aos doces, tudo foi feito pelo Buffet Fasano, que agradou aos presentes.

    A arquibanda da Copa Hermès ©Juliana Knobel

    O campo de provas também contava com detalhes diferentes: ao invés dos tapumes com propagandas de patrocinadores nas laterais, cores e detalhes idênticos aos utilizados nas fitas dos embrulhos de compras e presentes da Hermès. Apesar de não tão próximo ao público, havia um telão para situar todos os convidados sobre o que estava acontecendo e mostrar detalhes dos saltos. Não que todos os presentes realmente estivessem preocupados se Adelaide de Laubry ou Crocodille Z (nomes de alguns dos cavalos concorrentes) haviam cometido alguma falta. Enquanto alguns se aglomeravam nos sofás próximos ao campo e realmente acompanhavam cada minuto, a maioria dos convidados aproveitava para botar a conversa em dia com os conhecidos. O evento parecia uma enorme reunião de amigos e famílias inteiras. Além dos ‘adultos’, muitas crianças estiveram no evento, e muitas delas se mostravam pequenas experts sobre hipismo.

    Campo de provas embrulhado para presente ©Juliana Knobel

    E os chapéus? Apesar de tradicionais em eventos como este, especialmente na França, acabaram perdendo o posto de supremacia para outros itens, como as botas de montaria, que estavam por todo o lado, tanto em mulheres quanto em homens. Para os não competidores, muitas polos e camisas claras, com calças brancas ou bermudas para eles, e muitas cores neutras para elas, como beges e marrons (geralmente em algum item Hermès), e alguns poucos pontos de cores, como laranjas e rosas, e uma avalanche de branco, especialmente nas calças.

    Pascale Mussard, usando vestido e colar com pingente Hermès. O colar mais comprido é brasileiro, presente que Pascale ganhou do filho Dimitri ©Juliana Knobel

    Porém, uma coisa chamava bastante atenção dos não iniciados no esporte: torcida, palmas e comemorações eram bastante escassas, e quando ocorriam eram em um volume baixo e duravam poucos segundos. Como Eliza Doolittle descobriu em “Minha Bela Dama”, aparentemente torcer a plenos pulmões não é lá muito fino.

    + Confira aqui quem foi à Copa Hermès

    http://ffw.com.br/festa/copa-hermes-fazenda-boa-vista/
    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!