FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview
    Preview
    POR Camila Yahn

    O designer Rodrigo Rosner no seu atelier em Higienópolis ©Juliana Knobel/FFW

    Em clima de esquenta para o SPFW Verão 2012/2013, o FFW começa as matérias de preview, em que vamos conhecer um pouco da coleção de alguns designers do line-up oficial do evento, e mostrar o que esperar do desfile da marca. A nossa primeira entrevista é com o designer Rodrigo Rosner, que nos contou todos os preparativos e inspirações desta temporada.

    Com o tema da sua coleção inspirado nas suas tradições familiares — como diz o próprio, uma “fonte de inspiração inesgotável” –, a sua marca homônima, R.Rosner, desfila no line-up oficial do SPFW a sua coleção de Verão 2012/2013 na sexta-feira (15.06) às 15h30. Direcionado para a mulher exuberante, a roupa de festa à qual Rodrigo já habituou as suas clientes inclui os já tradicionais vestidos com sobreposições de rendas e organzas, muitos bordados coloridos, cristais e plumas — que apesar de adorar, Rodrigo afirma que “são tão difíceis de trabalhar!”.

    No seu novo atelier em São Paulo, Rodrigo recebeu o FFW para um preview do que podemos esperar no seu desfile.

    Tema: “O tema é Hungria. O meu pai é húngaro, e para mim é uma fonte inesgotável de referências. Eu já fiz outras coleções com o tema Hungria, mas dessa vez a ideia é outra. Li muito sobre isso: em 1848 teve uma revolução na Hungria, quando esta tentou se tornar uma nação independente do Império Austro-Húngaro. E foi massacrada pela Áustria, acabaram com o povo. Aí, as damas da nobreza húngara começaram a usar elementos das roupas dos camponeses nos trajes ocidentais. Os bordados de linha, as cores, tudo é muito colorido e forte, característico das roupas dos camponeses ocidentais. A coleção tem essa pegada de usar esses elementos na roupa atual”.

    Os bordados coloridos, característicos das roupas dos camponeses ©Juliana Knobel/FFW

    Desfile: “A vontade é a mesma da coleção passada: roupa de festa mais conceitual. Já que estou trabalhando com esses elementos de folclore que já são mais fortes, o trabalho é justamente o contrário – trabalhar uma imagem de limpeza para que isso saia de uma forma usável e desejável para o consumidor, e não uma fantasia de camponeses”.

    Peças-chave: “Tem muito vestido, tem algumas calças com uma modelagem nova que imita uma bombacha, uma calça mais rural, mas feita de uma maneira para festa, com organza em cima de uma modelagem bem sequinha que pode ser de renda bordada ou de zibeline. Estou fazendo uma parte de alfaiataria um pouco maior, de casacos e coletes, que na minha opinião tem a ver com a história da coleção”.

    Um dos vestidos da coleção ©Juliana Knobel/FFW

    Materiais: “Não estou trabalhando com nenhum material novo, mas tenho uma maneira nova de trabalhar os mesmos materiais, com um bordado ou com uma aplicação e sobreposições. Tem muita coisa de sobreposições, por exemplo, duas ou três rendas sobrepostas para formar um quarto desenho. Tem muita mistura de materiais, mas nenhum novo. Estou trabalhando com zibeline que eu não utilizei na coleção passada, que substitui o chamalote. É mais focado na maneira de trabalhar o material do que no material em si. Estou usando também forro com estamparia digital em algumas peças e nas aplicações utilizo a marca Preciosa, de cristais da zona da Bohemia, na República Tcheca, com quem já trabalhei várias vezes em coleções passadas”.

    A sobreposição de rendas ©Juliana Knobel/FFW

    Cores: “Tem muitos detalhes e elementos com cor, mas a coleção é majoritariamente branca e preta”.

    Acessórios: “Não sei ainda. Acho que não, ainda estamos decidindo. Talvez um turbante na cabeça, mas ainda não sei”.

    A mulher R.Rosner: “É uma mulher exuberante. As pessoas já se acostumaram com essa linguagem e quem me procura já sabe a linguagem específica da marca. Não tenho clientes que vêm aqui e me pedem um tomara que caia de tafetá. Para mim era até mais fácil”.

    Veja na galeria abaixo mais imagens das peças da coleção Verão 2012/2013 da R.Rosner:

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar