FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Após o Grammy, bandas indies caem no radar da cultura mainstream
    Após o Grammy, bandas indies caem no radar da cultura mainstream
    POR Redação

    grammywinWin Butler, vocalista do Arcade Fire, ergue o Grammy de “Disco do Ano” ©Reprodução

    “Sinto que desde que o Arcade Fire ganhou o Grammy de “Melhor Banda”, o indie finalmente virou mainstream. Não consigo dizer a diferença entre o que é alternativo, o que é mainstream e o que os fãs de música querem”. A frase, em tom profético, é do blogueiroa mericano Hipster Runoff, que faz um recorte irônico do universo indie/alternativo/hipster na internet.

    Mas suas dúvidas estão na cabeça de muita gente — principalmente após o reconhecimento do Arcade Fire (banda dedicidamente indie) pela premiação mais tradicional, para não dizer careta, dos Estados Unidos. Na mesma edição, Cee-Lo se apresentou e Janelle Monáe foi premiada. Tem algo no ar.

    O mainstream, no entanto, parece resistir à tais ideias. Steven Toute, executivo de música americano e insider do hip-hop, criticou a organização da cerimônia por não premiar artistas como Eminem, Kanye West e Justin Bibier — citando ainda o prêmio e performance do Arcade Fire como exemplo negativo. Scott Rodger, o empresário da banda, respondeu em carta aberta. “Se a categoria fosse ‘Album Mais Vendido do Ano’, não haveria discussão”.

    “Não fizemos lobby com nenhuma organização […] O Arcade Fire é uma das maiores bandas do mundo atualmente, e isso não tem nada a ver com vendas”, completou Rodger. Parece que, afinal, o barulho que os blogs de música têm feito podem, sim, dar resultados.

    Resultado, aliás, parece ser a palavra-chave da indústria fonográfica nos tempos atuais. Se o modelo tradicional de  distribuição e promoção de música não tem dado lucro, agora cabe ao hype de internet, os inúmeros blogs, podcasts, mixtapes, mp3s reverberar os artistas. O poder de decisão — de falar ao outro o que deve ouvir – agora cabe ao indivíduo/coletivo; não mais aos editores de revistas e jornais, ou RPs de grandes gravadoras. Pode parecer confuso a princípio, mas, hey; a foto acima diz mais que mil palavras.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!