FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW resenha: Gainsbourg e sua vida heroica em um trago
    FFW resenha: Gainsbourg e sua vida heroica em um trago
    POR Redação

    Serge GainsbourgLaetitia Casta e Eric Elmosnino em “Gainsbourg – O homem que amava as mulheres” ©Reprodução

    Na primeira cena, o então criança Lucien Ginzburg pede para segurar as mãos de uma garota na praia; ela se recusa a fazê-lo, alegando ser ele muito feio, e sai de cena. Um casal passa então pelo lugar e joga uma bituca de cigarro, que Lucien termina de fumar para então se transformar em Serge Gainsbourg na animação de abertura. Nos primeiros minutos o filme mostra ao que veio: ter o cantor-compositor-diretor-artista antes como um personagem dos quadrinhos de Joann Sfar do que o gênio francês que revolucionou a música e reinventou a imagem da sedução.

    A narrativa pincela, através da infância do cantor em uma França ocupada por nazistas, sua ascensão como músico, os dilemas internos a respeito da sua ascendência judaica, a paixão pelo cigarro, bebidas e mulheres (dá-lhe subtítulo no Brasil), assim como mostra todos os outros fatos extraordinários da vida de Serge. No entanto, ela peca pela falta de profundidade nas tramas, mostrando-se bem pouco auto-suficiente como um filme. Em resumo, quem não conhece a vida de Gainsbourg e suas relações com Juliette Gréco, Brigitte Bardot, Jane Birkin ou Bambou, pode ter a impressão de uma obra supérflua e feita para fãs.

    gainsbourg-doug-jones-100Cena em que Serge vai à casa de Juliette Gréco ©Reprodução

    O grande trunfo do filme é a experiência imagética por ele proporcionada. Desenhado, escrito e dirigido por Joann Sfar, um dos grandes autores franceses de quadrinhos contemporâneos (como “Le Chat du Rabbin”), o artista fez de Gainsbourg sua estreia na direção cinematográfica. Tendo total consciência do que queria, conseguiu levar uma poética visual bem dinâmica, à la Amélie Poulain, para os ambientes boêmios, sexuais e repletos de bitucas de cigarro – um dos personagens principais que esqueceram de listar nos créditos. Em vários momentos, a fantasia e a surrealidade fazem o filme beirar a um musical com personagens alegóricos, fantasiados e cartunescos, reforçando os últimos dizeres do filme: “Eu amo muito Gainsbourg para trazê-lo à realidade. Não são suas verdades que me interessam, mas sim suas mentiras”.

    Embora o cigarro não tenha concorrido às premiações, todas as outras atuações merecem ser notadas. Eric Elmosnino dá um show na performance enquanto contracena – sexualmente, na maioria das vezes – com os sensacionais Laetitia Casta (Brigitte Bardot), Doug Jones (La Gueule, alter ego de Serge, agindo como o diabinho no ombro esquerdo) e Lucy Gordon (Jane Birkin), atriz britânica que cometeu suicidio antes de o filme ser lançado, sendo este, consequentemente, dedicado a ela.

    Podemos dizer que “Gainsbourg – o Homem que amava as mulheres” proporciona uma ótima experiência de lazer, mas não veio para mudar o mundo. No entanto, Joann Sfar merece entrar para lista de diretores a serem observados.

    Veja o trailer:

    Dica FFW:

    Nesta quarta-feira, 13.07, o cinema da Reserva Cultural irá fazer uma apresentação da banda “Les Serges” às 21h, antes da exibição do filme. O FFW foi conferir e recomenda!

    les-3-serges-reserva-cultural-gainsbourgBanda Les Serges, Cinema Reserva Cultural ©Daniel Ayub/FFW

    Onde assistir:

    Reserva Cultural, Av. Paulista, 900

    Unibanco Arteplex Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569

    Playarte Lumière, Rua Joaquim Floriano, 339

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!