FFW TREND REPORT INVERNO 22/23

Nossos editores apontam as 11 principais tendências da temporada internacional de desfiles para o inverno 22/23

trends-inverno-2223-site

Por Luxas Assunção e Augusto Mariotti

Chegamos ao fim do mês da moda. Foram mais de 200 desfiles, ainda longe do número de passarelas pré-pandemia, mas suficiente para muitas imagens marcantes e tendências que você vai usar daqui a seis meses. Nossos editores e experts revelam aqui as 11 mais importantes tendências vistas nas passarelas de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris. Descubra abaixo.

POWER SHAPE

Ao contrário das silhuetas oversized que vinha dominando as temporadas de moda já há alguns anos, o que vemos agora é um novo Power Shape, que vem se desenhando desde o masculino. A nova silhueta power tem ombros largos, muitas vezes com ombreiras, e uma cintura marcada.

silhueta-e-alfaiataria-estruturadas

stella mccartney, hermès, saint laurent, dion lee, diesel, ambush, prada, balmain

SHEARLING

Peles e pelos são constantes nas coleções de inverno, mas nessa temporada, saltaram aos olhos a quantidade de peças com shearling, pelo curto de ovelha ou cordeiro, fake ou não. O shearling apareceu principalmente nos contornos das lapelas e bolsos da jaquetas aviadoras e sobretudos.

shearling

marine sérre, miu miu, louis vuitton, off-white, ambush, chanel, stella mccartney, prada

MANY SHADES OF PINK

Think Pink! O rosa sempre foi uma cor muito marcante na moda, escolha preferencial de Elsa Schiaparelli durante seu auge, nessa temporada a cor volta com força total em diversos tons de pink. Com destaque para o desfile da Valentino, quase todo em rosa, e o da Chanel, onde a cor também foi protagonista.

rosa

valentino, gcds, prada, versace, botter, diesel, stella mccartney, chanel

Future Is Now

O futuro é agora. À medida que chegamos mais perto do imaginário social do futuro: robôs, viagens interplanetárias – e desastres ambientais – os designers de moda têm refletido sobre suas perspectivas sobre o futuro e os próximos anos, de forma estética e conceitual, alguns com uma visão mais otimista sobre o que nos espera e outros mais pessimistas.

futurismo

louis vuitton, dior, prada, dion lee, balmain, celine

PLAY THE GAME

Se o streetwear perdeu seu local de destaque nas passarelas do alto-luxo, o esporte começou a ganhar lugar. Seja o hipismo, tradicional das grandes casas parisienses ou outros esportes símbolo do “Old Money”, as roupas esportivas apareceram reimaginadas em diversas passarelas da temporada de moda.

sport

craig green, roksanda, dior, balmain, miu miu, david koma, gucci, off-white

LEATHER PANTS

O couro foi, sem dúvidas, um dos tecidos que predominaram nessa temporada. Em uma temporada de inverno, é natural vermos mais looks de couro, sejam casacos, sobretudos ou produções completas. Mas nesse Inverno 23, o que chamou atenção foram as diversas calças de couro desfiladas, que prometem ser um hit neste ano.

couro

off-white, louis vuitton, marine serre, ambush, diesel, ludovic de saint sernin, courrèges, bottega veneta

Corsets

O corset, tendência que começou a ganhar força 2021, alavancada pelo TikTok, agora marcou forte presença nas semanas de moda. A peça aparece tanto como uma peça de roupa independente, quanto sobreposta a camisetas e casacos, como incorporadas a outras peças, como jaquetas e camisas de botão, como uma forma de demarcar a cintura e dar estrutura ao look.

trends-inverno-2223-site-1

FENDI, LAQUAN SMITH, DION LEE, DIOR, GUCCI, VERSACE, BALMAIN, mônot

Roupas como Armadura

Uma das iniciais funções da indumentária sempre foi a proteção: do frio e das intempéries climáticas. Desde o início da pandemia, essa função tem sido revista, com roupas infláveis, que “incentivavam” o distanciamento social, agora, essa função de proteção e armadura volta de forma mais literal, com peças que lembram bem claramente roupas de batalha, medievais e militares.

roupas-como-armadura

off-white, dior, rick owens, balmain, dion lee, jil sander, diesel

TRANSPARÊNCIA

Mesmo no inverno, as transparências reinaram nas passarelas, flertando ao mesmo tempo com o sexy e a inocência, de forma tanto ousada quanto romântica. As transparências apareceram das mais diversas formas: desde as peças em impressão 3D da Loewe, quanto vestidos em tule e, principalmente, nas rendas, em peças que se assemelhavam a lingeries e que também se mostraram fortes nessa temporada.

transpare%cc%82ncia

valentino, fendi, givenchy, cgds, prada, loewe, miu miu, coperni

Botas Over-The-Knee

Não faltaram sapatos ousados nesta temporada, mas um calçado que marcou presença em quase todas as passarelas foi a Bota acima do joelho, ou Over-The-Knee. O modelo foi adaptado para diversas tendências e para o estilo de cada marca, como as galochas over-the-knee para a Chanel, mas se depender da temporada de Inverno 22, elas são grandes apostas para este ano.

botas-over-the-knee

chanel, givenchy, diesel, balmain, courrèges, bottega veneta, isabel marant, trussardi

VERMELHO

Glória Groove já havia avisado com o single de grande sucesso Vermelho, e na moda a cor também ganhou destaque. Historicamente conectada ao poder, sensualidade e perigo, o vermelho volta com todos esses contornos para diversas passarelas nessa temporada de Inverno 22.

vermelho

burberry, marine sérre, sacai, versace, david koma, dion lee, gucci, louis vuitton

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×