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    FFWradar: aos 13, Rebecca Black tem um single e 10 milhões de fãs
    FFWradar: aos 13, Rebecca Black tem um single e 10 milhões de fãs
    POR Redação

    Aperte o play no vídeo acima. Na última semana, “Friday”, de Rebecca Black, 13, teve mais de 10 milhões de visualizações no Youtube, protagonizando um dos virais mais rápidos de 2011. Não que este fato sozinho seja novidade; ao longo do ano passado, diversas músicas/vídeos foram viralizadas instantaneamente pela internet.

    “Pode ser o vocal robótico, o refrão inerte de “amanhã é sábado e domingo vem depois”. Mas a pior música pop de todos os tempos se tornou uma sensação global”, publicou o jornal britânico The Independent na manhã desta sexta-feira (18). Sabe-se que Black é agenciada pela Ark Music Factory, companhia que cobra para transformar adolescentes em popstars com clipes de baixo orçamento e singles adocicados.

    E pelo visto conseguem, pois  ela aparece no topo da lista de assuntos mais comentados no Twitter mundialmente. A canção entrou no Top 100 de músicas mais baixadas na iTunes Store, da Apple.

    WHY SO SERIOUS?

    A questão mais relevante nisso tudo é: e se “Friday” for uma piada? Seria a similaridade excessiva com outros artistas pop — o autotune de Kesha, as letras bobas de Katy Perry, os sintetizadores de GaGa, somados a uma falta de autenticidade — sinais de uma ironia? Difícil saber. Reação parecida aconteceu quando Ke$ha surgiu com “Tik Tok”, onde diz escovar os dentes com uísque: esperançosos, jornalistas e blogueiros pensavam que poderia ser apenas uma brincadeira de mau gosto.

    O difícil saber se a piada é com o artista ou o público.

    Caso do Die Antwoord, banda de rap sul-africano tão excêntrica (e de passado duvidoso) que poderia ser tanto um projeto über-conceitual quanto um esquete de programa humorístico. Assim como o momento “louco” de Kanye West, seguido de uma calculada volta-por-cima ao showbusiness.

    Deixar o público sem entender nada é uma arte que o Radiohead dominou bem (e quase exclusivamente) ao longo dos anos 2000 — antes, artistas como David Bowie tiveram esse papel. A diferença é que agora a parte autoral reside apenas na piada/conceito. Porque a música pop de 2011 soa toda como se fosse a mesma.

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