FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Florence! Entenda o hype por trás dessa nova diva, que faz shows no Brasil
    Florence! Entenda o hype por trás dessa nova diva, que faz shows no Brasil
    POR Redação

    ©Yasmin Araújo*

    Logo após o lançamento do álbum “Lungs”, em 2009, a música do Florence and the Machine foi definida pelo jornal britânico “The Telegraph” como “um encontro de Kate Bush com Aretha Franklin”. O disco – e seus seis singles – rapidamente alcançou as paradas de sucessos do mundo todo, incluindo o primeiro lugar na Inglaterra e nos Estados Unidos. Florence Welch, a voz e a mente por trás da banda, conquistou editoras de moda e grandes estilistas com seu estilo boêmio e meio retrô. Em fevereiro de 2011, a cantora foi citada por Frida Giannini, diretora criativa da Gucci, como uma das musas inspiradoras de sua coleção de Outono/Inverno 2011, que comemorava os 90 anos da maison italiana. Pouco depois, tornou-se a embaixadora oficial da marca (com direito a figurino desenvolvido por Giannini exclusivamente para sua turnê norte-americana). Como se isso já não fosse o bastante, a britânica se apresentou no desfile de Primavera/Verão 2012 da Chanel e deixou a passarela de braços dados com Karl Lagerfeld. Este mês, Florence desembarca no Brasil como uma das principais atrações do Summer Soul Festival, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

    Florence com o figurino total Gucci de sua turnê americana ©Reprodução

    Florence Leontine Mary Welch, ou “Flo”, como gosta de ser chamada, nasceu em agosto de 1986 em Camberwell, distrito localizado ao sul de Londres. Filha de um publicitário aficionado por música e uma historiadora especializada em Renascença, a inglesa cresceu em meio às artes e começou a cantar muito cedo nos casamentos e funerais de famílias conhecidas. A precocidade e o interesse artístico, somados à separação de seus pais, fizeram com que Florence tivesse uma vida acadêmica conturbada e culminaram em um diagnóstico de dislexia e dispraxia. Apesar dos problemas domésticos – após o divórcio, sua mãe se mudou com ela e seus dois irmãos para morar com um vizinho, que também possuía três filhos – a inglesa continuou se apresentando, mas agora em bares e clubes noturnos locais, até entrar para a Faculdade de Artes de Camberwell, onde produzia instalações que, segundo ela, serviam apenas para sua própria distração.

    Decidida a seguir a carreira musical, Florence largou a faculdade e ao lado da amiga Isabella Summers formou o Florence Robot/Isa Machine, que depois passou a se chamar apenas Florence and the Machine: “O nome [da banda] começou como uma piada interna. Eu fazia música com minha amiga e chamávamos uma a outra de Isabella Machine e Florence Robot”. A grande chance da inglesa, no entanto, veio por acaso e de maneira muito inusitada: em dezembro de 2006, Mairead Nash, da dupla de DJs Queens of Noise, convidou uma amiga de Florence para tocar em um bar. Florence, então com 19 anos, apareceu no local completamente embriagada e prendeu Nash no banheiro, obrigando a DJ a ouvi-la cantar a música “Something’s Got a Hold On Me” de Etta Jones.

    Florence de braços dados com Lagerfeld e de Chanel em jantar da marca na Semana de Moda de Paris ©Reprodução

    Uma semana depois, Florence Welch estava cantando em uma festa organizada por Nash, que posteriormente concordou em agenciá-la. O disco de estreia, “Lungs”, não demorou a sair: composto com melodias que misturam coros a harpas, temáticas que variam entre a leveza do amor e o drama da solidão, o álbum é repleto de referências fantásticas, que em muitos momentos transportam o ouvinte para um mundo de conto de fadas – o mundo particular de Florence.

    As melodias compostas por Florence Welch deram vida a clipes apoteóticos, como “Rabbit Heart (Raise It Up)”, “Drumming Song” e “Dog Days Are Over” (“You’ve Got the Love” é um cover da música “You Got the Love” do The Source com Candi Staton). A personalidade da inglesa, somada a sua performance cativante, seu estilo único e sua voz poderosa não inspiraram só a Gucci e a Chanel. A marca britânica Mulberry trouxe em sua coleção de Primavera/Verão 2011 uma horda de modelos com perucas ruivas que lembravam Florence. Givenchy, Yves Saint Laurent, Valentino, Balmain e Alexander McQueen são outras que também já vestiram a cantora nos tapetes vermelhos, com looks de Alta Costura e prêt-à-porter recém-saídos da passarela ou até confeccionados especialmente para ela.

    – Vídeo de “Rabbit Heart (Raise It Up)”:

    Update 28.08: No final de 2011 foi lançado o segundo álbum do Florence and the Machine, “Cerimonials”, que estreou em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Muito elogiado pela crítica, o disco mistura elementos da música gospel com coros góticos, melodias célticas, blues, harpas e um crescente de tambores. Até agora já foram produzidos seis vídeos: “What the Water Gave Me”, “Shake It Out”, “No Light, No Light”, “Never Let Me Go”, “Breaking Down” e “Spectrum”. No clipe de “Shake It Out”, aliás, a cantora usa dois vestidos de Alta Costura da Valentino em um cenário inspirado anos 1920, no filme “De Olhos Bem Fechados” e no romance ”O Grande Gatsby” de Scott Fitzgerald. Já em “No Light, No Light”, o que mais chamou a atenção não foi o figurino e sim as referências cristãs e pagãs, que geraram controvérsias e até acusações de racismo.

    – Vídeo de “No Light, No Light”, dirigido por Arni & Kinski:

    Polêmicas à parte, a dramaticidade continua presente nas composições de Florence: “Eu quero que minha música soe como se jogar de uma árvore, ou de um prédio alto, ou como se você estivesse sendo sugado para dentro do oceano e não pudesse respirar”. Parece ser impossível resistir ao charme e ao talento de Florence.

    – Vídeo de “Spectrum”, dirigido por David LaChapelle e John Byrne:

    O Summer Soul Festival acontece nos dias 24 de janeiro, na Arena Anhembi em São Paulo, 25 de janeiro, no HSBC Arena do Rio de Janeiro e 28 de janeiro, no Stage Music Park de Florianópolis.

    *As colagens de capa e a que abre essa matéria foram feitas pela jovem Yasmin Araújo, leitora do site, que mandou seu trabalho e foi convocada para essa arte!

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!