FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Francisco Costa para FFW: diretor criativo revela desfiles mais importantes de sua vida
    Francisco Costa para FFW: diretor criativo revela desfiles mais importantes de sua vida
    POR Augusto Mariotti

    Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection, é o primeiro estilista a participar como editor convidado do FFW, em um projeto que ainda conta com mais três profissionais top escolhidos a dedo. Aqui, ele divide seus cinco desfiles mais memoráveis para a Calvin Klein Collection e explica por que cada uma dessas escolhas são tão importantes para ele.

    Editor convidado: Francisco Costa em entrevista exclusiva para o FFW (dia 1)

    Editor convidado: Francisco Costa revela seus lugares preferidos para se inspirar (dia 3)

    + Editor convidado: Francisco Costa entrevista top blogueira Hanneli Mustaparta para o FFW (dia 4)

    + Editor convidado: Francisco Costa encerra semana com bate-bola de curiosidades (dia 5)

    1. Eu tenho que incluir meu mais recente desfile, da temporada de Inverno 2014/15, baseado em tricô e texturas nômades. Dos casacos de mohair escovado e casacos pintados à mão, às saias de tweed artesanais, a coleção tem um feeling acolhedor e ainda assim luxuoso.

     

    2. Para minha coleção de Verão 2006, eu explorei volume e textura com silhuetas românticas. Esta estação foi um avanço para mim pois, após esse desfile, as pessoas começaram a enxergar meu trabalho com olhos diferentes. Ela ofereceu algo diferente que eles realmente gostaram e também conseguiram ter um insight do meu mundo e de como eu penso. 

     

    3. Inspirado pelo estilo da mulher moderna globetrotter, muitas das peças na minha coleção de Verão 2009 foram criadas para serem dobradas ou comprimidas em formas geométricas e achatadas, de forma que poderiam facilmente ser guardadas na mala de viagem. O clima da coleção era bem arquitetônico e escultural, ainda assim as peças tinham um movimento sem esforço.

     

    4. A cada estação nós nos empenhamos para trabalhar com tecidos inovadores. Durante uma viagem ao México, eu me apaixonei pelo lindo porcelanato e pelas mantas artesanais de Santa Fé e quis capturar essas texturas para a coleção de Inverno 2009. Após uma grande pesquisa de materiais, nós desenvolvemos os veludos lavados e pintados, os jacquards trançados e as padronagens cortadas a laser. Foi uma coleção com foco nos materiais, que é muito o coração e a alma do meu trabalho.

     

    5. O desfile de Verão 2014 marcou uma década do meu trabalho na Calvin Klein Collection, mas não desenhei a coleção com isso na cabeça. Ao contrário, eu me senti muito livre para explorar e queria pensar “fora da casinha”. Abri a apresentação com uma série de canvas looks e então comecei a dispor as cores em camadas com um trabalho bem elaborado de fios e bordados. A coleção então se desenvolve com detalhes desgastados e bordas mais cruas, escoriadas. Foi uma evolução que vai progredindo até chegar nos looks de noite, que eram completamente desconstruídos, porém muito elegantes.

    Não deixe de ver
    FFW Shooting: TECH THE NEW AGE
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    FFW