FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Gafe” de Kate Moss reacende debate sobre ética e criatividade
    “Gafe” de Kate Moss reacende debate sobre ética e criatividade
    POR Redação

    Kate Moss na campanha de Primavera/Verão 2011 da joalheria David Yurman, lançada em março de 2011, e na campanha de sua linha para a Fred, lançada em setembro de 2011 ©Peter Lindbergh/Reprodução

    A campanha publicitária de Outono/Inverno 2012 da David Yurman, protagonizada por Gisele Bündchen, talvez não chamasse tanta atenção da mídia não fossem as circunstâncias que a precederam: Kate Moss, representante da joalheria americana até a temporada de Primavera/Verão 2011, foi substituída por Arizona Muse e Joan Smalls por estrelar uma campanha “embaraçosamente similar” para a concorrente francesa Fred, em setembro de 2011. As críticas à modelo britânica, por parte de representantes de David Yurman, foram veiculadas no “New York Post” e voltaram a repercutir este mês.

    Gisele Bündchen na campanha de Outono/Inverno 2012 da joalheria David Yurman ©Peter Lindbergh/Reprodução

    Conforme já mencionado, após o “ocorrido”, David Yurman convocou Arizona Muse e Joan Smalls para estrelar a campanha da temporada seguinte, de Outono/Inverno 2011, fotografada por Peter Lindbergh. Apesar dos oito anos em que Kate Moss representou a marca americana (ao lado de outros nomes como Amber Valletta, Du Juan e Alenis Sosa, por exemplo), a questão passaria quase despercebida já que não houve nenhuma consequência jurídica. No entanto, além das críticas anteriormente veiculadas no “New York Post”, o “Daily Mail” publicou neste domingo (26.08) uma matéria em que cita uma fonte alegadamente próxima à joalheria americana: “David [Yurman] decidiu que, após a gafe de Kate, ela não se encaixava mais”.

    Kate Moss na campanha de Primavera/Verão 2011 da joalheria David Yurman, lançada em março de 2011, e na campanha de sua linha da Fred, lançada em setembro de 2011 ©Peter Lindbergh/Reprodução

    As campanhas de Primavera/Verão 2011 da David Yurman e de Outono/Inverno 2011 realmente se parecem em diversos aspectos: ambas são protagonizadas por Kate, que aparece nua ou seminua mostrando joias com os cabelos volumosos e maquiagem leve. As fotografias produzidas por Lindbergh, no entanto, são em branco e preto, enquanto as da joalheria francesa, que pertence ao conglomerado LVMH, são coloridas. Outro detalhe: a tatuagem de âncora no pulso da modelo britânica foi apagada no Photoshop pela marca americana, o que não ocorreu no anúncio veiculado pela Fred. Mas, tais semelhanças levantam questionamentos que ultrapassam a própria controvérsia acima: a tão debatida (falta de) criatividade vai muito além do mercado editorial de moda, então como conquistar o consumidor por meio de métodos tradicionais em uma época tão multidisciplinar?

    E a ética profissional, até que ponto um (a) fotógrafo (a) pode se inspirar? Já no que tange às modelos: elas podem estampar campanhas publicitárias de marcas concorrentes sem confundir o público? É claro que é possível existir afinidade com dezenas de grifes/designers diferentes, bem como que o trabalho de uma modelo é transformar-se a cada trabalho que realiza, mas não deve partir da própria empresa contratante desenvolver um diferencial para si? Não são raras as parcerias que, de tão duradouras, acabam convertendo-se em parte da própria identidade de uma marca: veja, por exemplo, o caso da Prada e de Steven Meisel, ou, mesmo no Brasil, da Farm e da modelo Roberta Martins (e há algumas temporadas atrás, da Animale e de Raquel Zimmermann ou da Colcci e Gisele Bündchen).

    Joan Smalls na campanha de Outono/Inverno 2011 da joalheria David Yurman ©Peter Lindbergh/Reprodução

    Voltando a David Yurman, Peter Lindbergh é o responsável pelas campanhas da marca há muitas temporadas, e por isso mesmo existe uma unicidade entre as fotografias, sejam elas com Kate, Gisele, Arizona ou Joan. No entanto, quando se trata de acessórios – joias, bolsas, óculos ou calçados – deve-se admitir que a quantidade de restrições é mais desafiadora que de quaisquer outros produtos. Enfim, cabe ao consumidor (e aqui, o leitor) julgar se o desempenho da Fred e de Kate Moss configura desvio ético ou até de falta de criatividade, assim como também lhe pertence as respostas dos questionamentos acima.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!