A marca americana anunciou na última sexta-feira que assinou um contrato de parceria de dez anos com Kanye West e sua marca Yeezy.
Com o nome de Yeezy Gap, a linha especial oferecerá “conceitos básicos modernos e elevados para homens, mulheres e crianças a preços acessíveis”. As coleções serão desenvolvidas pelo estúdio de design da Yeezy, com West como diretor de criação e a estilista nigeriana Mowalola Ogunlesi como diretora de design, e chegará às lojas em algum momento no primeiro semestre de 2021.
Essa parceria (não se trata aqui de uma collab tradicional) renderá a Kanye e a Yeezy royalties e porcentagens na empresa, dependendo das vendas. Ele também terá voz nos conceitos das loja e no design do e-commerce da Gap. Uma atuação muito próxima ao controle criativo que Hedi Slimane exerce na Celine e anteriormente na Saint Laurent.
A notícia pode ter pegado muitos de surpresa, mas Kanye já estava de olho em algo assim há anos. Ele trabalhou em uma loja Gap de Chicago na adolescência nos anos 90, quando a Gap estava no auge. Seus princípios minimalistas da Yeezy estão bem alinhados com a oferta de básicos da Gap e ele mesmo já havia dito em entrevistas que queria ser uma espécie de Steve Jobs da moda. “Estamos entusiasmados em receber Kanye de volta à família Gap como um visionário criativo, aproveitando a estética e o sucesso de sua marca Yeezy e definindo juntos uma parceria de varejo de próximo nível”, disse Mark Breitbard, chefe global da Gap Brand em um comunicado.
Após a revelação da parceria, a Gap teve um aumento de 42% em suas ações como resultado direto, elevando o valor da marca para mais de US$ 4,8 bilhões melhorando a situação da empresa que viu suas ações despencarem mais de 20% este ano, consequência de resultados financeiros bastante ruins devido a pandemia do Covid-19 que a obrigou a fechar centenas de lojas e fazer muitas demissões.
Na manhã desta segunda-feira a principal loja Gap em Chicago, na esquina das avenidas Michigan e Ohio, amanheceu toda envelopada. Em um dos lados da fachada foi aplicado o logotipo da linha Yeezy Gap, enquanto no outro foi estampado um texto tirado de uma nota que West escreveu à mão (que você pode ler abaixo).
“Graças a Deus
Oi Chicago sou YE
Esta é a loja Gap
Eu costumava fazer compras quando
Eu dirigia meu Nissan
do lado sul
tão abençoado
Agradeço a deus e sou
tão humilhado com a
oportunidade de te servir
Eu coloquei meu coração na
paleta de cores e todos
os detalhe eu amo Tron o original
Você gosta de coisas
Não sei o que fazer com
minhas mãos
love YEEZY”
A nota indica que o próprio West teria redesenhado a loja e até a paleta de cores. Se seguir a estética que ele vem imprimindo ao seu próprio estilo e a Yeezy, teremos um ar de minimalismo e tons de terrorosos embora a referência ao filme Tron, da Disney sugira complemente o contrário. Veremos.
Tchau Telfar x gap
Ao anunciar a parceria com Kanye, a Gap também “adiou indefinidamente” a futura colaboração com a marca novaiorquina Telfar. A collab havia sido anunciada com pompa em fevereiro durante a Paris Fashion Week.
Segundo um representante da Telfar, a marca nunca foi paga pela colaboração, apenas recebeu uma porcentagem do contrato como adiantamento. No sábado, a Gap emitiu a seguinte declaração por meio de um porta-voz: “Embora tenhamos escolhido não avançar com a parceria Gap x Telfar neste momento, estamos pagando todo o valor do contrato independentemente e só temos respeito e apreço pela visão e pelo tempo de Telfar (Clemens)”. Uma pena.