17.09.2020 / Moda / por

Gareth Pugh leva apresentações e vídeos de moda para outro nível

Após dois anos fora do calendário da London Fashion Week, Gareth Pugh fez um importante retorno com o projeto The Reconstruction, lançado ontem na semana de moda britânica.

Inspirado pelo álbum visual de Beyoncé, Gareth criou um material robusto que faz uma interação emocionante entre moda, cinema, música e solidariedade ao momento em que vivemos. Os 13 looks apresentados são únicos, cada um com sua própria história, música e nomes como Gaia, The Sphinx, Iron Lady e The Firestarter.

A coleção foi fotografada por Nick Knight, parceiro antigo de Gareth e um dos pioneiros em filmes de moda. Por ser um early adapter em novas ferramentas para comunicar moda, Knight foi o cara que muita gente procurou neste ano em busca de soluções de como mostrar uma coleção quando os desfiles foram interrompidos.

E assim como Nick, Gareth também é early begginer ao trocar desfiles por videos muitos anos atrás, bem antes dele se tornar a principal ferramenta para ocupar – mesmo que temporariamente – a experiência de uma apresentação ao vivo.

Quem acompanha o estilista desde o início da sua carreira, já sabe que ele é capaz de criar um vestuário poderoso e corajoso. Não é à toa que, por muitas vezes, Pugh foi chamado de “o novo McQueen”, não apenas pela construção impecável das roupas e por seu viés vanguardista, mas por sua habilidade de acessar lugares sombrios e transformar essas memórias e ideias em design e conceito, ampliando nosso entendimento acerca das possibilidades do vestir, além de adicionar ao repertório de criação de imagem de moda.

The Sphinx
Georgia como The Sphinx / Nick Knight / Reprodução

Fazer vídeos e criar momentos impactantes, isso ele sempre fez. Portanto, neste momento, caberia a Pugh levar seu público a outro lugar. Se antes, muita gente não entendia seu trabalho, provavelmente porque ele estava sempre à frente, hoje Gareth está no momento certo e presente – ainda que adiante de muitas marcas. Ele está fazendo as perguntas que precisam ser feitas, abordando assuntos que precisam ser abordados, oferecendo uma compreensão aberta do seu processo criativo e usando sua influência como uma declaração de solidariedade.

Assim, The Reconstruction é uma mistura de moda, entretenimento e empatia, com 100% da renda direcionada para a Refuge, uma instituição de caridade do Reino Unido que aborda os efeitos da violência doméstica.

Jade ‘o’ Belle como Gaia
Jade ‘o’ Belle como Gaia / Nick Knight / Reprodução

O filme tem duração de uma hora e você pode assistir acima. Vale o tempo. Gareth conta sobre cada personagem, vemos as sessões de fotos e as ideias e sentimentos que inspiraram a construção das peças, misturados a momentos de apresentações de PJ Harvey e Joni Mitchel e falas de Nina Simone e James Baldwin. É extremamente pessoal (tanto que foi escrito e produzido por seu namorado Carson McColl) e ao mesmo tempo tão fácil de conectar com os sentimentos de milhões de pessoas. O filme nos leva do caos à compaixão, com um final emocionante ao som de You’re Not Alone, hit do Olive nos anos 90. Em termos de uma apresentação de uma marca de moda, The Reconstruction está em outro nível.

 

Veja abaixo os outros 11 looks, todos fotografados por Nick Knight:

Jenny Bastet como Hysteric Glamour
Jenny Bastet como Hysteric Glamour
Matthew Ball como Spirit of Ecstasy
Matthew Ball como Spirit of Ecstasy
Finn Love como Firestarter
Finn Love como Firestarter
Travis e James como Communion
Travis e James como Communion
Hélène Selam Kleih como The Boss
Hélène Selam Kleih como The Boss
IAMDDB como Iron Lady
IAMDDB como Iron Lady
Maggie Maurer como the Toreador
Maggie Maurer como the Toreador
Sakeema Crook como the Dissident
Sakeema Crook como the Dissident
Georgie Bee como Plague. fotos: Nick knight
Georgie Bee como Plague
Rina Sawayama como the Shard
Rina Sawayama como the Shard
Georgie Bee como the Drone
Georgie Bee como the Drone

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×