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    Gareth Pugh troca Paris por NY e promete performance em abertura da semana de moda
    Gareth Pugh troca Paris por NY e promete performance em abertura da semana de moda
    POR Augusto Mariotti

    Estilista Gareth Pugh vai trocar a semana de moda de Paris por Nova York e promete performance ©Daniele Oberrauchd

    Gareth Pugh vai trocar Paris por Nova York na próxima temporada (Primavera/Verão 2015), quando fará uma apresentação que promete misturar desfile e performance. A notícia foi publicada no “The New York Times” na sexta-feira (01.08) pela editora de moda Vanessa Friedman, do blog On The Runway.

    Pugh, de 32 anos, desfila na semana de moda de Paris há seis anos, mas no dia 4 de setembro fará o que Vanessa Friedman chamou de abertura da semana de moda de Nova York, mesmo sendo um evento fora do calendário oficial.

    “Chega um momento em que arquétipos antigos precisam mudar”, disse Pugh. “A moda está muito presa em suas maneiras, e eu queria apresentar algo que fizesse as pessoas pensarem. Sei que é negócio, e precisamos vender roupas, mas também é sobre imagem e inspiração. É realmente importante não comunicar apenas ‘Este é um belo vestido’ ou ‘Esta é uma calça legal’, mas vender o sonho.” Apesar disso, o estilista admite que é mais difícil de apreciar a forma como as roupas são feitas numa performance.

    De acordo com a publicação, a apresentação terá vídeo e dança ao vivo. Esta não é a primeira vez que o estilista trabalha com algo desse tipo. Para as coleções Outono/Inverno 2009 e Primavera/Verão 2011, Pugh apresentou vídeos em vez de desfiles.

    Em seu texto, Vanessa Friedman suscita a questão se os desfiles tradicionais ainda têm alguma relevância ou se eles são apenas entretenimento e devemos aceitar a mudança. Ela ainda afirma que a decisão de fazer uma performance na semana de moda de Nova York se deve ao apoio da Lexus (divisão de veículos de luxo da Toyota), que se aproximou de Pugh no último ano para parcerias. Ela também aponta que a performance deve ter mais impacto na primeira semana de moda (Nova York), além de não disputar atenções em Paris, que tradicionalmente tem mais desfiles conceituais. Em linhas gerais, o texto afirma que Nova York é conhecida como uma semana mais voltada aos negócios e menos criativa esteticamente. E continua: nesse contexto, o experimento de Pugh certamente vai fazê-lo se destacar na multidão — o que ainda não se sabe é se será de um jeito bom ou ruim.

    Pugh conversou com a Câmara Sindical de Paris sobre a troca e, segundo o estilista, eles o apoiaram e reservariam um espaço na agenda para que ele retorne ao calendário no próximo ano. Como a coleção não ficará inteiramente pronta para Nova York, ela será vendida para varejistas duas semanas depois em Paris. Nos Estados Unidos, as coleções de Pugh já são vendidas na Barneys, na Bergdorf Goodman e na Neiman Marcus.

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