Além de sua aplaudida coleção para o Verão 2017, o russo Gosha Rubchinskiy lançou, na semana passada, durante a Pitti Uomo, em Florença, um fotolivro e um curta-metragem. Com o mesmo título, “The Day Of My Death”, ambos foram apresentados depois de seu desfile, que aconteceu numa antiga fábrica de tabacos. A locação também foi usada como cenário para as filmagens e para a sessão de fotos da publicação.
Dirigido por Renata Litvinova, o filme tem 17 minutos e mostra um ménage à trois ambientado na fábrica abandonada, construída nos anos 30 durante o fascismo. As imagens em preto e branco são acompanhadas de música clássica. O final é inspirado na misteriosa morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini – que foi brutalmente assassinado em 1975 num crime até hoje não solucionado. Editado pela Idea, o livro ainda não está à venda, o que deve acontecer em breve.
Durante a Pitti Uomo, Gosha falou sobre a importância da unificação da Europa – o estilista é russo e viveu na extinta União Soviética. “Esse é o tempo que as pessoas precisam colaborar e se conectar umas com as outras, porque nós temos a internet – todo mundo sabe o que acontece ao redor do mundo é estúpido ficar isolado. Vamos tentar achar outras palavras e maneiras de dizer e viver juntos. Essa é a mensagem principal”, disse, ao site da Dazed.
Veja na galeria abaixo fotos que fazem parte do fotolivro e o filme na íntegra.