14.01.2020 / Moda / por

Gucci: em coleção sobre liberdade, Alessandro Michele põe masculinidade tóxica na mira

a fila final do desfile masculino da Gucci. Foto: Dan Lecca
a fila final do desfile masculino da Gucci. Foto: Dan Lecca

A Gucci apresentou sua coleção de Inverno 2020 nesta terça de manhã, durante a semana de moda masculina de Milão. A coleção traz um novo olhar para a questão de gênero dentro da moda masculina, desconstruindo e desafiando o padrão patriarcal que formou nossa sociedade.

Veja a coleção completa aqui

No release que você pode ler abaixo, a marca explica essa ideia em um texto emocionante.  E podemos ver como isso se aplica em uma coleção, a liberdade no vestir masculino que estaria acarretada nesta atitude. E nós já tivemos exemplos disso em figuras como David Bowie, Mick Jagger e Kurt Cobain – este último vemos muito no desfile com os meninos usando vestido floral sem que isso seja um questionamento a sua masculinidade.

Kurt Cobain / Reprodução
Kurt Cobain / Reprodução

O release

O styling

img_3581

O styling da Gucci, feito pela própria equipe, é sempre muito bom e provavelmente sua ferramenta mais valiosa na construção desse estilo que Alessandro Michele vem formando desde que entrou na Gucci. Desta vez parece que os excessos foram cortados, ainda que o mix de texturas, cores e sobreposições se mantenham bem presentes. É através do styling, e não do design em si, que a Gucci cria uma imagem e conta uma história.

O pêndulo de Foucault

O cenário foi uma réplica gigante do pêndulo de Foucault e os modelos caminhavam ao seu redor. Do Wikipedia: o pêndulo é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a seu próprio eixo. A primeira demonstração data de 1851, quando um pêndulo de 30 kg foi fixado ao teto do Panteão de Paris por um fio de 67 metros de comprimento. Durante o movimento, a areia ia se escorrendo da esfera, com a intenção de marcar no chão a trajetória do pêndulo; o rastro deixado pela areia não se sobrepunha um ao outro, mas sim existia um espaçamento entre um e outro a cada período do pêndulo completado.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×