28.06.2017 / Moda / por

Gucci lança Hortus Sanitatis, livro inspirado na primeira enciclopédia de História Natural do mundo

gucci-hortus-sanitatis-1

Muito em breve, a Gucci lança um novo livro em edição limitada: Hortus Sanitatis, publicado pela ótima IDEA Books.

O título é uma referência à primeira enciclopédia de História Natural do mundo. O médico alemão Johann Wonnecke von Caub escreveu o livro originalmente em seu idioma vernáculo, publicado em 1485. Seis anos depois, em 1491, a enciclopédia foi traduzida para o latim – daí o Hortus Sanitatis, que significa “Jardim da Saúde”.

A publicação traz as fotos do britânico Derek Ridgers, que captou os modelos vestindo a coleção mais recente da marca (Pre-Fall 17) em locais históricos de Roma, como antigas perfumarias, livrarias e bibliotecas; essa é a coleção cuja campanha foi inspirada na obra do africano Malick Sidibé e fotografada por Glen Luchford.gucci-hortus-sanitatis-7

Ridgers fotografou o lookbook desta coleção. O britânico é conhecido por registrar ao longo da carreira a realidade nua e crua vivida pela subcultura do século passado. Em 2016, por exemplo, ele lançou o livro Punk London 1977, que mostra seus registros da cena punk na capital inglesa do fim dos anos 1970 – ou pós-punk, como o fotógrafo indica: “Culturalmente, tudo que aconteceu no Reino Unido depois de 1977 é pós-punk”.  Em entrevista à Vogue americana, Ridgers disse que se interessa mesmo pelas pessoas, independente de movimentos culturais. “Minhas fotografias são realmente sobre pessoas, e estou genuinamente interessado em mostrá-las como são, nada muito idealizado”.

Com apenas 1000 exemplares, Hortus Sanitatis (US$95,00) será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (05.07) em Paris, com noite de autógrafos no Comme des Garçons Trading Museum. Depois, estará disponível em lojas selecionadas, como a Dover Street Market de Londres e Nova York, a Colette, em Paris, a 10 Corso Como, em Milão, entre outras. A partir do dia 16.07, estará à venda no e-commerce da IDEA, que entrega no Brasil.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×