HIST: estreante do SPFW conta detalhes do desfile e curiosidades da marca
Giuliana Braide revela como adaptou seu processo criativo para participar do evento, além de dar pistas do que será desfilado.
HIST: estreante do SPFW conta detalhes do desfile e curiosidades da marca
Giuliana Braide revela como adaptou seu processo criativo para participar do evento, além de dar pistas do que será desfilado.
Estreante nesta edição do SPFW, a Hist de Giuliana Braide é uma marca literalmente jovem – lançada em 2021 – e nativa digital, que será responsável por trazer ainda mais frescor ao line up do evento. Com 26 anos e nascida no Ceará, a diretora criativa se formou em Negócios da Moda, no LIM College, em Nova York.
Ao FFW, ela conta sobre como adaptou o formato de lançamento de drops da HIST para se adequar ao formato da semana de moda, a origem do nome da marca e o que esperar do seu début.
De onde surgiu a ideia do nome Hist?
É um acrônimo para How I See Things, que era o nome do meu perfil no Tumblr, em 2013.
A Hist é conhecida pelo seu formato de lançar em drops, como está sendo esse movimento de apresentar uma coleção mais robusta?
A coleção estava previamente pronta, então foi algo pensado durante meses para ser lançado dentro do formato convencional da HIST. Quando veio o convite para o SPFW, fizemos apenas um novo direcional de criação, mais focado no fashion e saindo um pouco do contexto comercial. Dessa forma, nosso maior desafio não se deu em termos de logística, mas sim criar um conceito a identidade de design da marca no contexto de uma passarela.
Como você define a marca ou como deseja que as pessoas a enxerguem?
Acredito que essa é a melhor tradução da marca, quando se trata de vestimenta, é o investimento no básico mas com releitura e acabamento trabalhados e com tecidos premium. Queremos inovar de todas maneiras possíveis, experimentar dentro do simples e torná-lo mais excêntrico, único e distinguível.
Eu quero que a HIST seja vista cada vez mais através do nosso lado experimental e também como uma marca com vestimentas assertivas e confortáveis para o dia a dia. Não quero criar peças que fiquem paradas no guarda-roupa, e sim roupas que as pessoas usem e sintam suas criatividades sendo atiçadas em múltiplas direções, transicionando entre o fashion, o street, o sexy, o on trend…
O que podemos esperar do desfile?
Ao contrário de todas as nossas outras coleções, a coleção Voyeur será uma coleção subjetiva. O conceito desse projeto inicia no posicionamento da marca, arrematando bem a ideia de perspectiva que nasceu no meu Tumblr com temas bem atuais dentro do fashion, como a observância em torno de temáticas de natureza futurística, tecnologia e meio-ambiente.
O mais importante é que essa coleção, apesar de contar com uma parte conceitual muito enérgica, ela deve ser lida livremente por parte do público, queremos estimular a interpretação acima de tudo.
A coleção desfilada vai ser no esquema See Now, Buy Now ou será lançada em um outro momento?
Utilizaremos uma estratégia Now-by-Now dividida em 3 drops: O primeiro será lançado no nosso site no dia do desfile, 10.11. O segundo irá contemplar o primeiro lote de runway pieces, mas apenas para convidados selecionados que tenham um histórico de proximidade com a marca. O terceiro e último drop irá disponibilizar o segundo lote de runway pieces para todos os consumidores, que poderão adquiri-las em uma aba própria no nosso site.