FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Indicado ao prêmio CFDA pela 5ª vez, Michael Bastian fala ao FFW
    Indicado ao prêmio CFDA pela 5ª vez, Michael Bastian fala ao FFW
    POR Redação

    Michael-BastianO estilista Michael Bastian ©Divulgação

    Nominado a prêmios no CFDA (o Council of Fashion Designers Of America) por cinco vezes consecutivas, Michael Bastian é um dos designers de moda masculina mais celebrados do momento. Nascido em NY, o estilista está à frente da marca que leva seu nome, focada em masculino (e mais recentemente, explorando a moda feminina) e também da GANT — que vem se destacando no cenário internacional, com coleções que dão um update contemporâneo aos elementos mais clássicos do guarda-roupa do homem. E melhor: que você pode achar na loja da grife em São Paulo, SP.

    Neste ano, Michael foi nomeado mais uma vez ao CFDA Awards, na categoria “Melhor Estilista Masculino”. O FFW conversou com ele sobre Nova York, sua primeira revista de moda e a pressão que sofrem os estilistas.

    Confira:

    Como foi o seu primeiro contato com moda?
    Quando tinha 12 ou 13 anos, fiz minha primeira assinatura da revista “GQ”.

    O que te inspira?
    Andar pelas ruas de Nova York principalmente, mas filmes e música também são parte importante. Mas muda a cada estação.

    Qual é a melhor e a pior coisa da moda em NY?
    Acho que estas questões são ligadas em um certo sentido. A melhor coisa da moda nova-iorquina é a sua acessibilidade — é realmente próxima, e aberta. A pior coisa é que às vezes ela pode tentar ser tudo para todos ao mesmo tempo, o que é o oposto do luxo. Luxo sempre precisa parecer um pouco com um clube privado.

    Você foi indicado pela quinta vez ao CFDA Awards. Como se sente?
    É sempre uma honra ser reconhecido por seus colegas de profissão.

    Você se sente mais pressionado com esse reconhecimento todo? Especialmente agora, quando as pessoas tem discutido a quantidade de cobrança que estilistas têm em seus ombros, assinando tantas coleções por ano…
    Há muita pressão em cima dos designers atualmente – particularmente quando fazemos colaborações ou linhas secundárias – como a que fazemos com a GANT. Mas a pressão é muito mais auto-gerada do que externa, você quer ser melhor do que foi antes. Ao menos esta é a minha experiência.

    Você trabalhou em empresas de alto luxo como Tiffany e Sotheby’s. O que aprendeu com essas experiências?
    O mundo do luxo é muito especial, tem a sua própria lingua e regras. No final das contas, ninguém precisa de fato das coisas que produzimos. É uma questão de desejo, de raridade e exclusividade e toda a experiência que você dá ao consumidor — dos botões à sacola de compras, aos vendedores das lojas. O cliente está comprando o sonho daquilo que ele quer viver e ser. É algo muito efêmero.

    Gant_SS11_308Bastidores da campanha de Verão 2011 da GANT By Michael Bastian ©Reprodução

    Fale um pouco sobre a coleção mais recente da GANT…
    Eu sempre gosto de colaborar com a GANT. Para mim, é um pouco como férias. É um consumidor mais jovem cuja motivação para levantar de manhã é se vestir e se sentir bem com eles mesmos, e aparentar o melhor que conseguem. E isto é muito válido. GANT by Michael Bastian mira ao cara que está reunindo o seu primeiro guarda-roupa de trabalho. É o irmão mais novo do cara que consome a Michael Bastian. Eles têm o mesmo pai, mas personalidades distintas.

    Você tem desenhado para mulheres agora. Como tem sido a experiência?
    É como aprender uma nova língua. Mulheres consomem diferentemente, se vestem de outra forma, têm outras expectativas de uma coleção. Elas se movem muito mais rápido entre marcas e são menos leais que homens. Sinto que você precisa trabalhar duas mais vezes para desenhar moda feminina. Mas talvez seja por isso que eu sempre fui um estilista de moda masculina.

    Você também já colaborou com as Havaianas. Como surgiu esse convite?
    A Havaianas nos procurou após notar que estávamos usando seus chinelos em nossos desfiles, e nós não poderíamos ficar mais felizes em trabalhar com eles. É sempre um sonho quando uma empresa que você já conhece e ama, como a GANT, te procura para fazer algo.

    + michaelbastian.com

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!