FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Yayoi Kusama fala sobre Marc Jacobs e parceria com Louis Vuitton
    Yayoi Kusama fala sobre Marc Jacobs e parceria com Louis Vuitton
    POR Camila Yahn

    Yayoi Kusama e a sua “Yellow Tree Furniture” ©Reprodução

    Finalmente chega às lojas, na terça-feira (11.07), a “Infinitely Kusama”, parceria entre a Louis Vuitton e Yayoi Kusama que conta com roupas, bolsas, sapatos e acessórios com a icônica estampa de bolinhas, característica da artista japonesa. Nessa mesma data abre em Nova York a primeira das sete lojas temporárias da colaboração – e a cidade também recebe, no Whitney Museum, de 12 de julho a 30 de setembro, a mesma exposição de Kusama com apoio da Louis Vuitton que esteve em cartaz no Tate Modern. As restantes lojas serão: duas em Tóquio e uma em Paris, Hong Kong, Cingapura e Londres.

    Em entrevista ao site “The Cut” sobre o designer da Louis Vuitton, Yayoi afirmou: “A atitude sincera de Marc Jacobs em relação à arte é a mesma que a minha. Eu o respeito como um designer magnífico. A Louis Vuitton compreende e aprecia a natureza da minha arte. E não é assim tão diferente do meu processo de criar moda”. Na verdade, esta não é a primeira vez que Yayoi transcende do seu universo da arte para a moda. Quando a artista vivia em Nova York, nos anos 60, inaugurou a Kusama Fashion Company, que vendia os seus vestidos e tecidos, todos com estampa de bolinhas, em lojas incluindo as suas na 6th Avenue e na 8th Street. Durante algum tempo, a varejista de luxo Bloomingdale’s dedicou-lhe um espaço onde vendia as suas criações vanguardistas como o “Homo Dress”, um vestido com um corte estratégico na parte de atrás, que custava aproximadamente US$ 15 (R$ 30).

    Os primeiros looks da coleção ©Reprodução

    A ideia para a “Infinitely Kusama” surgiu durante uma viagem da Louis Vuitton a Tóquio, onde Marc Jacobs se sentiu atraído, como o mesmo descreve, pela “energia interminável” da “princesa dos polka-dots”. “Foi realmente encantador porque fomos ao seu ateliê e ela conversou comigo durante algum tempo; cada vez que eu me levantava para ir embora ela me puxava de volta. Ela ficou muito feliz quando mostrou uma Speedy [bolsa da Louis Vuitton] que ela tinha pintado à mão. Isto vai trazer o trabalho de Kusama a outro público, será um novo lugar para ver esse trabalho e apreciá-lo através dos olhos da Vuitton”, diz Marc.

    Veja o vídeo abaixo e ouça a história do encontro entre Marc Jacbs e Yayoi na primeira pessoa:


    Carteira e sapatos da coleção Infinitely Kusama
    ©Reprodução


    Bolsas, sapatos e óculos escuros da coleção
    ©Reprodução

    No vídeo abaixo, com styling de Katie Grand, diretora da revista britânica “Love” e colaboradora da Vuitton há vários anos, e fotografia de Angelo Pennetta, podemos ver como a coleção promete ser animada e colorida.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW