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    “Intimidade coletiva”: a humanização das modelos pelas redes sociais
    “Intimidade coletiva”: a humanização das modelos pelas redes sociais
    POR Redação

    Carol Trentini, Madalena e Joaquina ©Reprodução

    Expor a privacidade não é mais somente função dos paparazzi. É verdade que tais profissionais continuam a manter aquecido o segmento da indústria do entretenimento voltado à fofoca, mas hoje as próprias celebridades passaram a dividir sua intimidade com o mundo, graças às redes sociais. No que diz respeito às modelos, antes inacessíveis e sempre fotografadas no auge de sua beleza, é comum encontrarmos registros no Twitter, Instagram ou Facebook de momentos íntimos, que boa parte das mulheres se sentiria envergonhada de divulgar, como após acordar ou na saída da academia, sem maquiagem alguma e a bordo de roupas muito diferentes daquelas apresentadas nas passarelas.

    O “fenômeno” da “intimidade coletiva” não se restringe às modelos, nem tampouco às celebridades. A inclusão digital possibilitou a livre expressão de quaisquer pessoas, mas é curioso perceber que profissionais anteriormente considerados inatingíveis, e até certo ponto habitantes do imaginário popular, estão, mesmo que de forma involuntária, mostrando sua humanidade a partir do contato virtual. Em algumas ocasiões, é possível que a publicação de determinados conteúdos na internet esteja voltado apenas ao marketing pessoal ou institucional, já que algumas dessas modelos representam grandes corporações. No entanto, em grande parte das imagens lançadas nas redes sociais, o que se vê são momentos de genuína diversão.

    Coco Rocha dividiu momentos de sua viagem a Barcelona, em meados de junho, com os seguidores do Twitter, Instagram e Facebook ©Reprodução

    Sem dúvida, a confiança adquirida após alguns anos de trabalho facilita que as modelos se sintam à vontade para dividir com os demais as fotografias de momentos em que não estão lá tão perfeitas. Mas, a partir dessa “humanização”, da revelação de que são bem-humoradas e que têm hábitos banais, tais mulheres ganham não somente admiradores de sua beleza, mas também de sua personalidade. Coco Rocha é – já há algum tempo – a grande representante dessa onda de modelos que desejam expressar-se além das imagens plasticamente ideais das revistas, campanhas e vídeos de moda. A canadense tem contas no Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Pinterest e comanda seu próprio blog.

    Adriana Lima, após malhação em março, e Alessandra Ambrósio, que divulgou no início de abril o sexo de seu segundo filho no Twitter e Instagram ©Reprodução

    Atualmente, as modelos que não possuem contas em redes sociais são raras – e também menos comentadas. Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Isabeli Fontana, Bruna Tenório, Aline Weber, Ana Cláudia Michels e Ana Beatriz Barros são algumas das brasileiras mais ativas no Twitter e Instagram. Adriana, inclusive, já dividiu com seus seguidores imagens em que aparecia vermelha e suada após um dia de academia e, mesmo assim, continuava linda (e exemplo de saúde). Já Alessandra compartilhou na internet momentos marcantes de sua gravidez e até revelou por meio do Twitter o sexo de seu segundo filho. Enquanto isso, Carol, Ana Beatriz e Ana Cláudia publicam com frequência fotografias com seus animais de estimação; por meio dos registros da primeira, as cadelinhas Madalena e Joaquina já são até bastante conhecidas virtualmente.

    Jourdan Dunn, Toni Garrn e Karlie Kloss em churrasco no dia 10 de junho ©Reprodução

    Entre as modelos estrangeiras, as publicações de Anja Rubik, Anne Vyalitsyna, Behati Prinsloo, Candice Swanepoel e Karlie Kloss sempre surpreendem. Behati e Karlie são as campeãs de postagens “peculiares”: a primeira já compartilhou com seus seguidores fotos de pijama, enquanto a segunda dividiu imagens de um churrasco com as amigas Jourdan Dunn e Toni Garrn, mas no qual o excêntrico traje das “cozinheiras” de resumia a biquínis. Já a polonesa Anja e as russas Anne e Natalia Vodianova dividem com os seguidores fotografias de momentos mais familiares. De tudo que é compartilhado, no entanto, o melhor é reconhecer nessas mulheres, que nos inspiram a comprar produtos de maquiagem e entrar em forma, um pouco de nós mesmas.

    + Veja abaixo mais imagens publicadas pelas modelos em suas redes sociais:

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