FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Inverno 2020: Os dois mundos de Riccardo Tisci para a Burberry
    Riccardo Tisci no backstage ao lado das modelos Natalia Vodianova, Mariacarla Boscono, Irina Shayk, Gigi Hadid, Stella Tennant, Grace Elizabeth, Freja, Sara Choi, Fran Summers e Rianne Van Rompaey / Cortesia
    Inverno 2020: Os dois mundos de Riccardo Tisci para a Burberry
    POR Augusto Mariotti

    A cenaburberry-autumn_winter-2019-finale

    O desfile aconteceu no The Tanks, prédio recente incorporado à Tate Modern. Assim como a coleção, o cenário foi dividido em dois ambientes completamente opostos. Uma sala toda em madeira, com poltronas estofadas enquanto o outro espaço lembrava uma arena de luta, cercada por uma parede de alambrado e jovens pendurados como se assistissem a uma disputa de gangues. Cada sala tinha sua trilha sonora, composta pela cantora M.I.A.

    + Veja todos os looks do desfile aqui

    The Tempestburberry-autumn_winter-2019-finale-1

    “Venho pensando muito sobre a Inglaterra como país e seus contrastes, do establishment aos rebeldes e livres, e eu queria celebrar como esses elementos coexistem”diz Riccardo Tisci no release da coleção Inverno 19, sua segunda para a Burberry. Ele tem a visão de um imigrante (italiano) sobre como a sociedade inglesa dos dias atuais é composta.

    Dessa vez, ao contrário de sua primeira coleção apresentada em setembro passado, Tisci começou o desfile com esses “rebeldes”que se vestem de um sportswear e streetwear extremamente luxuosos.

    Aos poucos, ele vai misturando elementos mais femininos e refinados, como um top-corset em preto e branco com mangas bufantes sobre uma camiseta pólo, como no look de Gigi Hadid, ou no look masculino de trench de couro sobreposto a combinação de hoodie + calça jogging. Em 106 looks, Tisci trabalha todo o vocabulário da Burberry, dos trenchs, dos beges, do tartan e da alfaiataria usada pelas mulheres e homens elegantes do Chelsea e soma isso à sua estética mais orientada ao sportswear, as referências americanas do streetwear, do basquete e um pouco de fetiche de Hackney, fazendo duas gerações de clientes com necessidades diferentes se encontrarem dentro de uma mesma marca.

    gigi-hadid-backstage-at-the-burberry-autumn_winter-2019-show

    “Minha primeira coleção para a Burberry foi sobre começar a criar meu alfabeto para a marca, foi sobre identificar novos códigos. E agora eu estou começando a colocar esses códigos juntos para começar a escrever meu livro aqui, para formar o primeiro capítulo dessa nova era da Burberry” diz Tisci.

    Brexit is comingburberry-autumn_winter-2019-collection-look-10

    O desfile aconteceu às vésperas do Reino Unido deixar a União Européia, em decisão polêmica e de consequências ainda inestimáveis para a todos. É consenso na indústria da moda que a saída deve ser desastrosa para os britânicos. E Tisci, que é um imigrante italiano no comando de uma das marcas inglesas mais conhecidas e tradicionais, deixou seu recado ao colocar na passarela um look masculino de casaco doudoune longo com um duvet gigante preso nas costas, estampado com a bandeira do Reino Unido, que lembrava um paraquedas, pronto para se atirar num futuro negro e desconhecido.

    Cabelo esculturalcaptura-de-tela-2019-02-18-as-10-27-37

    Assinado pelo genial Guido Palau, algumas modelos desfilaram com um cabelo escultural com mechas que faziam desenhos lindos inspirados pelas curvas da Arte Nouveau pela testa e laterais da cabeça, como um adorno.

    Tisci mostrou uma coleção sintonizada com os dias de hoje, com contrastes que simbolizavam mainstream e subcultura, gerações jovens e mais velhas, a favor e contra o Brexit. Uma marca tradicional como a Burberry (uma das mais antigas da moda britânica) só consegue se manter atual se refletir e espelhar os tempos atuais. E hoje, nada mais simbólico que fazer isso através de opostos e contrastes.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!