ISSEY MIYAKE: DA SUA FUNDAÇÃO À NOVA MARCA MASCULINA

 

design-sem-nome-26

O artista japonês Issey Miyake lançou esse ano sua nova marca masculina, a IM Men, após a descontinuação da linha masculina da Issey Miyake. A nova marca conta com um time de criação, o Issey Miyake Design Team, ao invés de um único diretor criativo e traz peças utilitárias e práticas para o dia a dia, além de pontuar o uso de materiais reciclados e uma preocupação com a produção de uma moda sustentável. 

IM MEN | Divulgação
IM MEN | Divulgação

Como celebração à nova marca e à trajetória do designer, um dos mais conhecidos nomes da moda japonesa, te contamos um pouco sobre a história de Issey Miyake, de seu surgimento aos dias de hoje. 

INÍCIO DA CARREIRA E CRIAÇÃO DA ISSEY MIYAKE

Issey Miyake em 1988 por Irving Penn
Issey Miyake em 1988 por Irving Penn

Issey Miyake nasceu em 1938, em Hiroshima, no Japão, e se formou em design gráfico em 1965, em Tóquio. Colega de estudos de Kenzo Takada, o designer se mudou para Paris pouco tempo depois de Kenzo, um dos primeiros designers japoneses a fazer um sucesso estrondoso no ocidente. Em Paris, Miyake foi aprendiz de Guy Laroche e, posteriormente, trabalhou na Givenchy.

Foi em 1970, após voltar de um tempo trabalhando em Nova Iorque, que Issey Miyake, recém retornado à Tóquio, fundou o Miyake Design Studio. Alguns de seus primeiros designs chamaram a atenção da Vogue e da Bloomingdale’s, gigante do varejo americano, que convidou o designer para criar uma pequena coleção, a sua primeira. 

Quando o prêt-à-porter é institucionalizado na França (falamos disso neste texto), Issey Miyake é convidado para mostrar sua coleção em Paris, onde ele posteriormente abre sua primeira boutique e segue mostrando suas coleções na França. 

UM INOVADOR NATO

Issey Miyake SS84
Issey Miyake SS84

Sem dúvidas, Issey Miyake abriu caminhos e foi uma das grandes inspirações para uma série de outros designers “avant-garde”, principalmente os japoneses, como Rei Kawakubo (Comme Des Garçons) e Yohji Yamamoto, que também começaram a mostrar suas coleções em Paris após Miyake. 

Issey Miyake tinha um jeito bastante único de criar moda, que desafiava os padrões das peças ocidentais e enchiam os olhos dos editores de moda. Miyake trabalha com formas simples e acredita que a roupa deve ser interpretada por quem a veste; ao contrário da moda ocidental que sempre focou em mostrar os contornos do corpo feminino, Miyake introduziu linhas retas, formas quadradas e proporções oversized, tanto para homens quanto para mulheres. 

Mesmo inserido na moda ocidental, a intenção de Issey Miyake nunca foi reproduzir os padrões de vestuário europeus ou americanos e isso, possivelmente, é o que tornava o trabalho do designer tão único e interessante. 

Miyake se torna muito conhecido pelo seu trabalho de manipulação de tecidos e tecidos originais, criados em colaboração com Makiko Minagawa. Em 1993, Miyake introduz a coleção “Pleats Please”, sua coleção mais bem sucedida comercialmente e que trabalhava fortemente o plissado, que viria a se tornar a marca registrada de Issey Miyake. 

Issey Miyake FW21
Issey Miyake FW21

A Issey Miyake também se tornou muito conhecida pelos seus perfumes, com um sucesso comercial estrondoso. A primeira fragrância feminina foi lançada em 1992 e, muito bem recebida, logo teve sua versão masculina criada em 1994. 

NOS DIAS DE HOJE

Issey Miyake 2016
Issey Miyake 2016

Issey Miyake deixa de desenhar as coleções da marca para a semana de moda parisiense em 1999, o designer supervisiona a direção geral de todas as linhas criadas por sua empresa, mesmo que as coleções individuais tenham sido projetadas por sua equipe desde sua “aposentadoria” do mundo da moda.

Logo após Miyake, Naoki Takizawa, que já trabalhava com o designer, assume a direção criativa da Issey Miyake em 1999, para que o designer possa voltar a se dedicar a pesquisa. Em 2007, Takizawa funda seu próprio estúdio e é substituído por Dai Fujiwara, até 2012, quando a direção criativa da Issey Miyake vai para Yoshiyuki Miyamae que fica na direção criativa até o ano passado, quando Satoshi Kondo assume a direção feminina e a linha masculina é descontinuada.. 

Miyamae continua como parte do Design Studio esse dedica a outros projetos dentro do Issey Miyake. Pouco tempo depois, já neste ano, a criação da IM MEN, é anunciada, sem um diretor criativo único, mas com as diretrizes do Design Studio.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×