FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jean Paul Gaultier suspende linha de ready-to-wear por causa do “ritmo frenético das coleções”
    Jean Paul Gaultier suspende linha de ready-to-wear por causa do “ritmo frenético das coleções”
    POR Augusto Mariotti

    Jean Paul Gaultier suspende suas coleções ready-to-wear para focar em Alta-Costura e perfumes ©Reprodução/Facebook

    Jean Paul Gaultier acaba de anunciar que irá suspender suas coleções de ready-to-wear feminina, masculina e de acessórios para focar na linha de Alta-Costura, nos perfumes e em outros projetos da marca. A última coleção feminina do estilista francês será apresentada no próximo dia 27 de setembro, durante a semana de moda de Paris Verão 2015.

    + Acompanhe os principais desfiles da semana de moda de Londres Verão 2015

    + Veja as seis principais tendências que surgiram nas passarelas de Nova York

    A notícia do enxugamento da grife aponta para os tempos difíceis que as empresas de médio porte estão passando em uma era de megamarcas com redes de lojas globais.

    Em carta enviada ao portal WWD, Gaultier explicou que a decisão foi tomada em conjunto com os executivos do grupo espanhol Puig (detentor da maior parte da companhia) após uma profunda avaliação sobre o futuro da grife. “Nós olhamos várias possibilidades considerando o estado presente da companhia e chegamos à mesma conclusão”, ele escreveu. “Durante algum tempo, eu encontrei verdadeira realização em trabalhar com Alta-Costura, pois ela me permite expressar minha criatividade e meu gosto pela pesquisa e experimentação. Ao mesmo tempo, o universo do ready-to-wear evoluiu consideravelmente. Restrições comerciais, bem como o ritmo frenético das coleções não deixam qualquer liberdade, nem o tempo necessário para encontrar novas ideias e inovar.”

    “Depois de mais de 38 anos produzindo coleções de ready-to-wear para homens e mulheres, parece que chegou o momento de suspender algumas das nossas atividades e nos concentrar principalmente no desenvolvimento da Alta-Costura, dos perfumes e de algumas colaborações que eu ainda não tive tempo de explorar”, acrescentou. “Este é um novo começo em que serei capaz de expressar novamente minha criatividade completamente e sem obstáculos.”

    Um dos nomes mais icônicos da moda francesa, Jean Paul Gaultier iniciou seu negócio em 1976 e elevou novamente a reputação fashion da capital da França nos anos 1980 ao lado dos companheiros Claude Montana e Thierry Mugler. O segmento de beleza da marca foi criado em 1991 e, a divisão de acessórios, em 2000. Além dos desfiles na semana de moda de Paris e de Alta-Costura, Gaultier também cria figurinos para artistas como Kylie Minogue, Mylène Farmer e Conchita Wurst, drag queen austríaca que foi a noiva do último desfile de Alta-Costura do estilista.

    Outro nome célebre da moda, Azzedine Alaïa também é um crítico desse sistema e há muitos anos mantém seu ateliê em seu próprio ritmo, desfilando quando acha conveniente e não nas datas impostas pelo calendário de moda. Ambos têm 10 anos de diferença, mas pertencem a uma época que começou a trabalhar com moda a partir da experimentação, da inovação e da busca por um estilo próprio. Com o surgimento das fast fashions, que impuseram um ritmo frenético à indústria, as marcas e os estilistas têm que ser ainda mais velozes, muitas vezes atingindo a área criativa.

    + Reveja o desfile de Alta-Costura Inverno 2015 de Jean Paul Gaultier

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!