Será que você precisa de um desfile ou anúncios em revistas para lançar uma nova coleção quando sua mulher é uma das pessoas mais influentes das redes sociais e vende US$ 10 milhões em perfumes da sua linha KKW Beauty sem marketing tradicional? Aqui, no caso, trata-se do casal Kanye West e Kim Kardashian e a jogada esperta para o lançamento da Season 6 da Yeezy, linha que West faz em parceria com a Adidas.
Nos últimos meses, comentou-se sobre a nova coleção, quando ela seria lançada e se seria lançada de fato. Kanye pulou a semana de moda de Nova York, onde tem desfilado, enquanto outros rumores surgiam dizendo que alguém da marca apresentaria a coleção para editores e compradores em um evento reservado.
Mas nesta semana, a estratégia de lançamento foi revelada quando Kim Kardashian revelou no Instagram que os looks que estava usando em fotos recentes de paparazzi pertencem à nova coleção. Nos posts, ela ainda escreve: “Thank you Carine Roitfeld for styling Season 6 #Yeezy” e “I love Calabasas for being my runway”. Ela foi fotografada em situações cotidianas, legendadas como “McDonalds run” ou “getting gas”, como se estivesse usando um look casual para uma função comum do dia e tivesse sido seguida e fotografa por um paparazzi. Situação normal no dia dia de Kim.
Sem ninguém saber, nas últimas cinco semanas, Kim tem usado seu status como uma das mulheres mais fotografadas do mundo para revelar/lançar a nova linha de seu marido. O que parece despojado e natural, na verdade tem um pensamento bem amarrado por trás, com direito até a styling de Roitfeld.
Um desfile de uma pessoa só e parece ser suficiente para causar barulho e espalhar mais ainda as fotos dos looks por Instagrans, sites, blogs, redes afora. Desde o início, Kanye West reclama que nunca foi de fato aceito pela indústria de moda e muitas vezes seus desfiles são alvos de críticas duras. Essa foi a maneira dele se proteger e ao mesmo tempo criar uma nova maneira de apresentar a coleção.
A ação levantou algumas questões sobre a necessidade de um desfile hoje, mas não é todo mundo que é casado com uma Kardashian do peso de Kim. E claro, esse esquema funciona quando é autêntico e faz sentido para a marca. A surpresa da novidade é o que torna a ação tão bem sucedida.
A coleção completa foi colocada à venda no yeezysypply . Ao clicar na imagem, aparecem todas as peças dos looks e suas informações. Muitos itens já estão esgotados e Kanye deve estar rindo muito agora.