FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Lucas Barros: talento alagoano além das barreiras geográficas
    Lucas Barros: talento alagoano além das barreiras geográficas
    POR Redação

    Coleção “Baile!”, da AP401 ©Reprodução

    O talento não tem endereço, idade ou sexo. É notório que no Brasil, assim como no restante do mundo, é quase que requisito essencial realocar-se nos grandes centros comerciais para chamar a atenção do mercado de moda, mas, aqueles dotados de verdadeira criatividade e habilidade, acabam por ascender e conquistar espaço, seja com a ajuda de pessoas que enxerguem além, ou através dos novos recursos de comunicação trazidos pela internet. Lucas Barros, criador e designer da marca alagoana AP401, é um desses talentos que transcendem as barreiras geográficas para desenvolver um trabalho carregado de beleza e nostalgia.

    O estilista Lucas Barros, criador da AP401, em sua casa ©Carla Valois/FFW

    Lucas Barros mostrou como estampa imagens a partir da técnica de serigrafia ©Carla Valois/FFW

    Natural de Paulo Jacinto, município de Alagoas, Lucas Barros começou a dar vida às peças que hoje fazem parte da história da AP401 durante a faculdade de Arquitetura. O designer, que recebeu o FFW em sua casa durante uma tarde ensolarada de janeiro, contou que desde a infância era ligado ao desenho e à pintura, mas foi em consequência de um projeto da disciplina de Urbanismo que encontrou sua verdadeira vocação: o contato com a estética disforme, improvisada e quase kitsch do bairro da Levada, periferia de Maceió, deu a Lucas o fundamento visual para que ele fizesse o que mais ansiava: criar.

    Diante das paisagens fragilizadas e consideradas desprovidas de beleza, Lucas percebeu que a necessidade desta população carente dava vazão a uma criatividade sem limites: “Queria transformar o “não belo”, o não desejado, em desejo, em algo sensível aos olhos de mais pessoas”. Utilizando-se de elementos dessa estética “imperfeita”, como texturas de fachadas, cerâmicas unidas heterogeneamente, paredes improvisadas e varais de roupas expostos, o alagoano montou um ateliê em seu apartamento e passou a confeccionar camisetas, sob o nome de “Orion Cstm”. Após duas coleções, no entanto, a marca de t-shirts passou a não suprir mais a inquietação criativa de Lucas.

    Do fim da “Orion Cstm” nasceu a “AP401”: os princípios do improviso, espontaneidade e fragmentação continuavam dominando a criação de Lucas Barros, mas agora o designer estava pronto para desenvolver um variado número de peças, de vestidos a blazers, de calças às “velhas” camisetas. A primeira coleção sob o novo nome foi a de Verão 2010, lançada em outubro de 2009 e batizada de “A Minha Casa é um Apartamento”. As peças produzidas para essa temporada já revelavam o potencial de Lucas – com o auxílio da técnica da serigrafia, que o designer aprendeu a usar sozinho, as estampas lúdicas converteram-se desde o início em símbolo do trabalho artesanal da AP401.

    Campanha da coleção “Santo”, de Inverno 2010 ©Reprodução

    Logo se seguiu “Santo”. O Inverno 2010 da AP401 foi inspirado nas memórias afetivas e na infância de Lucas, ao lado dos pais e dos avós em Paulo Jacinto. Os dias de festa religiosa, as flores e as frutas que coloriam o jardim da avó e, sobretudo, o oratório da família, com imagens de santos no altar, deram vida à coleção que, nas palavras do criador: “Foi para mim, até hoje, a mais cuidada, minuciosa e especial. Talvez pelas memórias tão fortes que tomei para construí-la, talvez pelo tempo que levei para conceber as peças”. Na estação seguinte, para comemorar o aniversário de um ano da marca, Lucas tomou um caminho completamente diferente em seu processo criativo: o momento era de alegria, por isso a proposta do Verão 2011 da AP401 foi uma festa na floresta; árvores, folhagens, cavalos, pássaros, insetos, escamas e outros elementos lúdicos viraram estampas.

    As coleções mais recentes, “Corpo” (Inverno 2011) e “A Ilha” (Verão 2012), foram desenvolvidas em cima de outras paixões de Lucas. A primeira, na biologia e no corpo humano; já a segunda resgatou velhas lembranças: “Lembrei-me dos passeios a cavalo que fazia com meus pais nos finais de semana para visitar duas tias e meus avós. Eles moravam em uma zona rural pertencente ao município de Mar Vermelho. A viagem a cavalo durava cerca de duas horas e a chegada era motivo de muita alegria, passávamos as tardes conversando à sombra dos cajueiros e a paisagem do agreste alagoano era tão linda, com muita vegetação verde e as trilhas em barro alaranjado”. A partir dessas memórias, das imagens valiosas trazidas por elas e da associação ao trabalho de outro artista local, Pedro Lucena, Lucas fez uma viagem ao povoado da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, no sertão alagoano. Com a vivência empreendida no local, o designer montou sua cartela de cores e texturas.

    Campanha da coleção “A Ilha”, mostrada em primeira mão pelo FFW ©Lucas Barros

    Ao conversar também sobre questões mais práticas com o FFW, o alagoano disse que seus maiores objetivos no momento são o lançamento de sua loja online e conquistar pontos de venda em Recife e São Paulo, além de começar a criar acessórios e itens de decoração. Especificamente sobre o mercado de moda em Alagoas, Lucas afirmou sentir a ascensão que o segmento sofreu desde a época de sua marca de camisetas e que sua proposta, mesmo carregada de referências regionalistas e afetivas, conquistou o respeito e a atenção de veículos de nacionais: “O trabalho artesanal foi valorizado sem ser rotulado como apenas produto regional, gerando orgulho para o estado”. A história de Lucas Barros ainda é muito recente, mas seu talento é visível e incontestável.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!