FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Hoje: mostra de Wolfgang Tillmans estreia em SP, com a presença do artista
    Hoje: mostra de Wolfgang Tillmans estreia em SP, com a presença do artista
    POR Redação

    ©Wolfgang Tillmans/Divulgação

    “Eu tiro fotografias, a fim de ver o mundo”. É através das lentes de sua câmera que Wolfgang Tillmans tem enxergado e marcado a história da fotografia contemporânea. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o artista plástico e fotógrafo alemão de 43 anos já criou belas imagens, adicionando um toque de mágica a elementos cotidianos, mas também capturando momentos históricos da cultura jovem. No dia 27 de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) inaugura a primeira exposição individual da obra de Tillmans no Brasil.

    Tillmans, que nasceu em 1968 em Remscheid, na Alemanha, foi o primeiro fotógrafo e o primeiro não-britânico a ganhar, em 2000, o Prêmio Turner, premiação concedida pela Tate Gallery, em Londres, a artistas mais jovens que 50 anos. O interesse do alemão pela fotografia surgiu ainda em sua infância ao colecionar imagens de revistas e só fez aumentar ao experienciar os movimentos jovens da Inglaterra, país que visitou pela primeira vez em 1983. Outra grande fonte de inspiração são as estrelas e a organização científica do universo – a observação dos astros por meio do telescópio possibilitou a Tillmans o melhor entendimento da captação da luz.

    ©Wolfgang Tillmans/Divulgação

    O trabalho de Tillmans, considerado “aparentemente casual” no início de sua carreira por retratar a cena jovem (em especial, os movimentos homossexuais que pipocaram na Europa no início da década de 1990) e a banalidade da vida cotidiana, ganhou repercussão ao ser publicado em revistas como “i-D”, “Interview”, “Süddeutsche Zeitung” e “Spex”, na qual atuou como coeditor. Tido como “documentarista de sua geração”, o alemão já expôs seu trabalho em dezenas de capitais, muitas vezes de maneira inusitada: as fotografias, além das típicas molduras, já foram exibidas penduradas por ganchos ou em fios, ou simplesmente coladas às paredes.

    A exposição que entrará em cartaz no MAM-SP, com curadoria de Felipe Chaimovich, Julia Peyton-Jones, Hans-Ulrich Obrist e Sophie O’Brien, prima pelas obras de Tillmans com ligação à astronomia. Fotografias coloridas e etéreas, que se transformam em uma verdadeira constelação de imagens, estarão em exibição até o dia 27 de maio.

    ©Wolfgang Tillmans/Reprodução

    Wolfgang Tillmans @ Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)
    Abertura: 27 de março de 2012 (terça-feira), a partir das 20h
    Data de permanência: 28 de março a 27 de maio de 2012
    Horários: terças a domingos, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
    Endereço: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
    Entrada Franca
    + Informações: site oficial do MAM-SP

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW