Katie Hillier e Luella Bartley ©Reprodução
Na última sexta-feira (31.05), as britânicas Katie Hillier e Luella Bartley foram anunciadas como diretora criativa e diretora de design feminino, respectivamente, da Marc by Marc Jacobs. É a primeira vez desde a fundação da marca, em 2000, que Marc Jacobs encarrega a terceiros o desenvolvimento das coleções de sua linha mais acessível. A novidade representa também o retorno de Bartley à moda, já que ela havia se afastado do mercado há cerca de quatro anos.
Hillier, que é designer de acessórios e, por anos, colaborou com Jacobs como freelancer, foi a primeira a ser contratada; a ela, foi permitido convidar quem quisesse para integrar sua equipe, segundo contou Robert Duffy, presidente e vice-chairman da Marc Jacobs International. Imediatamente, Bartley foi convocada para o cargo de diretora de design feminino – a linha masculina continua sob a direção de Karl Aberg –, que andava “um pouco obsoleta”, ainda de acordo com Duffy.
Looks de Outono/Inverno 2014 da Marc by Marc Jacobs, ainda sob a direção criativa de Marc Jacobs ©Imaxtree
Jacobs, no entanto, mantém seu poder de decisão na marca. “Ele ainda é o chefe”, explicou Duffy ao “WWD”, adicionando que “ele [Jacobs] se envolve o quanto quiser”. Já o próprio designer, que é, inclusive, diretor criativo da Louis Vuitton, comentou: “Estou muito entusiasmado para ver Katie [Hillier] em seu novo cargo. Sua criatividade e energia me inspiram e a todos que trabalham com ela”.
Looks de Primavera/Verão 2010 da Luella, última coleção da marca ©firstView
Hillier lançou a própria marca de joias e acessórios, chamada Hillier London, em 2010, e ajudou Victoria Beckham no desenvolvimento de sua linha de bolsas. Já Bartley, por 10 anos, comandou a Luella, fechada em 2009 por dificuldades financeiras. De acordo com a “Vogue” britânica, espera-se que a primeira coleção da Marc by Marc Jacobs sob a direção de ambas seja a de Outono/Inverno 2014/15.