Marcelo Sommer retoma marca Oliveira com nova linha de camisetas e desfile no SPFW

O estilista Marcelo Sommer ©Cortesia/Camila Cornelsen
O estilista Marcelo Sommer ©Cortesia/Camila Cornelsen

Com Isabella Almeida Prado

O estilista Marcelo Sommer volta com sua marca Oliveira em uma série de ações. A primeira delas acontece neste sábado (25.06), que é o lançamento de uma coleção de camisetas na loja Pair, em Santa Cecília, São Paulo. A linha é composta por camisetas e moletons, feitos com algodão 100% orgânico. A Pair é uma multimarcas com uma ótima curadoria e uma curiosidade: tudo o que está à venda é preto e/ou branco, então espere um novo exercício de Sommer em cima de estampas.

Com a Oliveira, o estilista também celebra o seu retorno ao calendário da próxima temporada do SPFW, em outubro. Marcelo é da velha guarda do SPFW e desfilava no evento com a Sommer quando ainda era chamado de Morumbi Fashion. Com uma estética particular e signos próprios, ele esteve à frente de alguns desfiles inesquecíveis, ora divertidos, ora românticos, em que misturava modelos e amigos e roupas que tinham tanto de streetwear quanto de sonho.

+ Reveja os desfiles antigos de Sommer no SPFW aqui

Em 2004, ele vendeu sua marca ao grupo AMC Têxtil, que também é dono da Colcci. Após dois anos, deixou definitivamente a direção criativa e se dedicou a outros projetos, como consultorias para grandes empresas, como C&A e Extra, e a criação das marcas Do Estilista e Oliveira, que começou como uma linha de objetos.

Quando começou a Oliveira e como foi a trajetória dela até hoje?

A Oliveira começou como uma marca de objetos para decoração em 2007, e agora será uma confecção.

Como você define a Oliveira em termos de estética?

Ela é mais afiada, tem mais requinte de modelagem. Tenho a intenção de atender meu cliente com bons produtos, ela é mais atemporal que as antigas Sommer e Do Estilista, que falavam mais de um universo lúdico é fantástico. Não sei se vou conseguir escapar do retr6o… Estou mais preocupado também com os materiais usados, essa primeira coleção para a Pair, por exemplo, é toda em algodão 100% orgânico.

O que acendeu essa vontade de retomar a marca com desfile e tudo?

Estava ensaiando lançar uma marca há algum tempo, mas entendi que já era hora de atender aos pedidos de amigos e ex-clientes que gostam e sentem falta daquilo que faço.

Você tem saudades de desfilar?

Tenho! Meu último desfile no SPFW foi em 2011 com a marca Do Estilista. Depois fiz um para Cavalera em 2013.

Como está a expectativa com o desfile?

Eu amo fazer desfile, tem gente que já me disse que acha “antigo” fazer desfile. Não conheço forma melhor de mostrar seu produto, universo, perfume… O que é ser antigo? Receber newsletter de marca de e-commerce 3X ao dia já tá antigo também.

O que você aprendeu com sua experiência na Sommer que vai levar pra essa nova fase?

Aprendi a prestar atenção em todas as etapas de uma marca. Não só na criação, no sonho. Quis esperar a hora certa de fazer isso e voltar consistente, forte.

Você tem um grupo próximo trabalhando na Oliveira?

Tenho apenas a Kimberly Ford, que trabalha comigo há mais de 15 anos na parte de criação e desenvolvimento. Tenho a Renata ( que também trabalha a mais de 10, que cuida da parte de marketing, apoios, parcerias e etc… E tenho o Andres, meu companheiro, que além de fazer meu novo site e me incentivar muito, é uma espécie de “ombudsmen” meu… Ele fala: amor (com sotaque argentino), isso não tá legal, as pessoas querem usar tal coisa”. : )

Como é a estrutura que você tem hoje?

Todos que trabalham comigo têm contrato por job, não tenho nenhum funcionário e também não tenho a menor vontade de ter. E tenho uma segunda equipe que trabalha comigo nos figurinos que faço para publicidade.

Quais outras novidades você tem?

Estou desenvolvendo uma coleção cápsula para ONG “Alma De Batera”, que visa ensinar música e dar aulas de bateria para jovens com Síndrome de Down e outras especialidades.

Além da Pair, onde você irá vender suas peças?

A Oliveira será comercializada numa plataforma própria, e também em algumas multimarcas. Talvez role uma Pop Up na época do SPFW, mas não tenho a menor intenção em ter loja.

Oliveira + Pair

A partir das 14h

Rua Barão de Tatuí, 195, Santa Cecília, São Paulo

Preço: camisetas entre R$ 180 e R$ 210

 


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