As mochilas da Lanvin e Marni para o verão 2011 ©firstVIEW
Os bureaus de pesquisas de tendências já haviam avisado, e as passarelas confirmaram: as mochilas voltaram como um dos acessórios mais importantes nos desfiles masculinos para o verão 2011.
Mochilas / Sacolas da Gucci e Dries Van Noten verão 2011 © firstVIEW
Na Lanvin, por exemplo, o estilista Lucas Ossendrijver disse que escolheu assessorar seus looks com mochilas pois elas “conjugam funcionalidade, versatilidade, depojamento urbano e são adaptáveis as mais diversas situações”.
Originalmente desenhadas para serem carregadas nas costas, as mochilas agora vêm com truques de styling que fazem toda a diferença: podem ser penduradas num ombro só, carregadas como se fossem sacolas de compras ou até mesmo amarrotadas na mão, como se fossem carteiras gigantes.
Os modelos também mudaram _veja detalhes nas coleções da Gucci, Dries Van Noten, Lanvin e Emporio Armani_e agora misturam casual com formal, esportivo com urbano. É como se o homem de hoje fosse um aventureiro deslocado na grande cidade, um híbrido de elementos vintage com atuais.
Os modelos de mochilas da Osklen e Redley verão 2011 ©Agência Fotosite
Aqui no Brasil, as mochilas _que aliás são escolha número um de muitos homens_ não tiveram muito espaço nas coleções de verão. Os principais responsáveis por injetar novidade nessa área foram as cariocas Redley e Osklen, como já vinham fazendo há algum tempo. Embora diferentes daquilo que foi mostrado no Hemisfério Norte, as mochilas desfiladas na temporada brasileira são boas opções pra quem quer fugir do lugar comum.