O Museu de Arte Moderna de Nova York está organizando uma exposição inteiramente dedicada à moda após 72 anos de vácuo fashion em suas galerias. “Is Fashion Modern?” será inaugurada somente no final de 2017, mas já desperta interesse na cidade. A exibição trará 99 roupas e acessórios que fizeram história nos séculos 20 e 21 e continuam a gerar interesse.
Tradicionalmente distante da moda, o MoMA, um dos principais redutos culturais novaiorquinos, só teve outra exibição sobre o tema em 1944, quando o então designer Bernard Rudofsky curou a mostra “Are Clothes Modern?”. Na exposição do ano que vem, o museu traça relações entre as peças baseado no que define com um tripé: “arquitetura, estereótipo e protótipo”, explorando itens que vão desde as tradicionais havaianas brasileiras a hijabs muçulmanos passando por calçados Dr. Martens.
Apesar de ainda longe da data de abertura, o museu está organizando os preparativos da exibição durante este mês de maio. “Bem, somos um museu. Sempre fazemos as coisas devagar”, afirma Paola Antonelli, curadora do departamento de arquitetura e design do museu. Nos dias 15 e 16 de maio, o museu fez encontros com estilistas, críticos, ativistas e empresários para discutir o mundo de hoje e como a mostra precisa refletir a atualidade.