FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Morte, bonecas, ciborgues: o “estranho” na moda por Silvana Holzmeister
    Morte, bonecas, ciborgues: o “estranho” na moda por Silvana Holzmeister
    POR Redação

    Quando o assunto “moda” vem à tona numa roda de discussão fora do meio, a palavra “estranheza” marca presença. As vertentes podem variar desde “aquele desfile com roupas malucas” até os editoriais de moda “com produções que ninguém vai usar na vida real”.

    De fato, o estranho faz parte desse universo e é o tema escolhido pela jornalista Silvana Holzmeister em seu primeiro livro, lançado nesta quarta-feira, 13, pela Estação das Letras e Cores, “O Estranho na Moda”.

    capaA imagem é do fotógrafo Michael Baumgarten, e faz referência ao universo das bonecas, bastante explorado nos anos 90 ©Divulgação

    Com foco nos anos 90, década que a autora começou a trabalhar com jornalismo de moda, o livro busca lançar um olhar sobre as imagens de moda perturbadoras e transgressoras, que mudaram o conceito de corpo e de beleza, chamando a atenção para a imperfeição. As vertentes trabalhadas no livro são “Heroin chic”, que tem como símbolo a modelo Kate Moss, “Bonecas”, que mostra a moda criticando a si mesma ao transformar suas modelos em seres inanimados, quase objetos, “Ciborgues”, que também brinca com o jogo de inanimado e com a tecnologia, e “Morte”, tema recorrente no trabalho de vários fotógrafos e estilistas.

    hussein-andreaFoto de Andrea Giacobbe, de 1996, e looks do desfile de Hussein Chalayan Spring/Summer de 2000 ©Reprodução

    Silvana comenta: “Os anos 90 acrescentaram muito ao mundo da moda. Aquelas eram roupas que propunham um novo corpo, que eram o oposto da década de 80”, explicou Silvana. Entre os estilistas emblemáticos na seara do estranho, ela destaca Alexandre Herchcovitch, o inglês Alexander McQueen pelo flerte com a arte e com o sombrio, o turco Hussein Chalayan pelo uso da tecnologia e os estilistas belgas de uma maneira geral, como Martin Margiela e Dries Van Noten.

    Silvana Holzmeister é jornalista há 18 anos, 12 deles como especialista em moda, já tendo trabalhado na “L’Officiel” e no Jornal Gazeta. Atualmente é professora do Istituto Europeo di Design IED e diretora de projetos especiais da revista “Vogue”.

    Título: “O Estranho Na Moda” por Silvana Holzmeister
    Editora: Estação das Letras
    Preço: R$ 54,00

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW