Polêmica no Festival de Cinema de Cannes. A organização do evento estaria barrando mulheres no tapete vermelho das premières por elas não estarem usando sapatos de salto, de acordo com diversos relatos nas redes sociais. As flats seriam contra o dress code do Festival, que prevê que os homens vistam black tie com sapatos pretos e as mulheres usem calçados da moda – interpretados, geralmente, como de salto alto.
+ Veja os looks do tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes 2015
Segundo o site Footwear News, Asif Kapadia, diretor do documentário “Amy”, sobre a cantora Amy Winehouse, confirmou pelo Twitter que sua esposa foi barrada em sua própria pré-estreia em Cannes porque ela não estava de salto – mas, depois, ela acabou conseguindo passar. Da mesma forma, executivos da Independent Film Co. tuitaram que a chefe de vendas da empresa não conseguiu entrar na première de “Carol” pela “falta de ousadia no sapato”.
A atriz Emily Blunt, que estrela o drama policial “Sicario”, foi questionada sobre a controvérsia durante a conferência de imprensa do filme nessa terça-feira (19.05). De acordo com o site Variety, ela disse: “Todo mundo deveria usar flats, para ser honesta. Nós não deveríamos usar salto alto de forma alguma. Isso é muito decepcionante, logo quando você acha que estão surgindo essas novas ondas de igualdade. Este é o meu ponto de vista. Eu apenas prefiro usar tênis da Converse”.
Indignados, muitos usuários das redes sociais afirmaram nas últimas horas que as tradições e regras do tapete vermelho do evento estariam “ultrapassadas” e que esse velho glamour defendido pelo Festival precisa se atualizar. A hashtag #CannesHeels chegou, inclusive, a ficar entre os trending topics do Twitter.
Em defesa ao Festival, uma porta-voz afirmou ao “Independent” que as regras com relação ao dress code não mudaram ao longo dos anos. “Não há nenhuma menção específica sobre a altura dos saltos das mulheres, bem como para a dos homens. Assim, a fim de nos certificar de que esta regra seja respeitada, os recepcionistas do Festival estão sendo lembrados disso.”