Confirmou a parceria da Nike com Virgil Abloh, da Off-White. Já faz algum tempo que fotos de atletas e músicos celebridades como Michael Jordan e A$AP usando modelos dos tênis têm aparecido no Instagram, mas hoje a colaboração que deve sacudir o mundo streetwear foi finalmente oficializada. O próprio designer mesmo já postou em seu Instagram o modelo que usou para o Met Gala deste ano.
Considerando que Abloh é uma das pessoas mais influentes hoje na moda, essa parceria deve trazer um bom fluxo de energia nova pra gigante esportiva além de promover sua marca em uma escala muito maior.
Em outubro de 2016, ele visitou o HQ da Nike para dar início à coleção, que virou o projeto The Ten, em que ele repensa 10 dos modelos mais icônicos da marca. Da ideia ao lançamento, foram apenas 10 meses, a colab mais rápida da Nike até hoje. “O que estamos fazendo aqui é muito mais do que tênis, maior que a cultura do design. Esses 10 tênis quebraram barreira em termos de performance e estilo. Pra mim, eles estão no mesmo nível que uma Mona Lisa. Você falar o que quiser, mas eles significam algo e isso é o que é importante”, disse Abloh em uma entrevista publicada no site da Nike. “Pensei muito na garotada no meio do nada que tem a mesma paixão por design que eu tenho. E eles precisam de um caminho como esse pra entender design de fato”.
A linha foi dividida em dois temas. Revealing, visualmente mais acessível, inclui os modelos Air Jordan I, Nike Air Max 90, Nike Air Presto, Nike Air VaporMax e Nike Blazer Mid. O segundo, Ghosting, foi projetado com as partes superiores translúcidas pra dar a ideia de revelar e unir o segundo conjunto de silhuetas através de um material em comum. Assim foram feitos Converse Chuck Taylor, Nike Zoom Fly SP, Nike Air Force 1 Low, Nike React Hyperdunk 2017 e Nike Air Max 97.
No início de setembro, a Nike irá fazer eventos em Londres e Nova York para celebrar a linha The Ten. os primeiros cinco ícones da coleção serão pré-lançados nas lojas NikeLab em Nova York (9 a 13.09), Londres (18 a 22.09), Milão (21 a 25.09) e Paris 26 a 30.09). E a linha completa estará disponível a partir de novembro nas lojas da Nike e em multimarcas selecionadas.
Veja abaixo os outros quatro modelos de cada tema: